Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fisco já deu ordem para serem pagos 70 mil reembolsos do IRS

09 abr, 2019 - 20:36 • Lusa com Redação

Autoridade Tributária e Aduaneira pretende, a partir de quinta-feira, começar a processar uma média de 200 mil reembolsos por dia.

A+ / A-

A Autoridade Tributária e Aduaneira deu "luz verde" ao pagamento de cerca de 70 mil reembolsos e pretende começar a processar uma média de 200 mil reembolsos por dia, a partir de quinta-feira.

"Hoje foram dadas ordens de pagamento de cerca de 70 mil reembolsos. Está previsto para amanhã, quarta-feira, o processamento de mais 100.000 reembolsos”, refere uma nota divulgada pelo Ministério das Finanças.

Para muitos contribuintes o reembolso deste ano deverá ser de valor mais elevado do que o do ano passado uma vez que as tabelas de retenção na fonte sobre trabalho dependente e pensões que foram aplicadas em 2018 não traduziram integralmente a descida do imposto consagrada com o alargamento de cinco para sete o número de escalões de rendimento e a descida das taxas aplicáveis.

Entre os contemplados com os primeiros reembolsos estão os contribuintes que entregaram 1.435.986 declarações de IRS submetidas desde que o prazo para o cumprimento desta obrigação fiscal começou, no dia 1 de abril.

Do total de declarações já entregues, 652.512 que correspondem a entregas através do IRS automático, sendo que uma pequena parcela de 4.498 foram entregues via App.

No ano passado, nos primeiros nove dias de entrega, a AT registou a submissão de 1.393.037, o que indica que este ano os contribuintes estão a cumprir esta obrigação com maior antecedência.

Desde que arrancou a campanha do IRS, o Portal das Finanças registou uma média de 160 mil declarações por dia e, apesar de algumas dificuldades sentidas, o Ministério das Finanças afirma que "o Portal das Finanças tem assegurado um bom nível de serviço apresentando apenas indisponibilidades pontuais e planeadas para atualização e melhoria do sistema, não impedindo, durante um período alargado de tempo, os contribuintes da entrega da sua declaração".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+