Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Hoje por eles, amanhã podemos ser nós”. Escuteiros de Chaves solidários com Moçambique

28 mar, 2019 - 14:32 • Olímpia Mairos

Medicamentos e meios de purificação de água partem para Moçambique na terça-feira.

A+ / A-

O núcleo de Chaves da Fraternidade Nuno Álvares, associação católica de escuteiros adultos, juntou-se à iniciativa SOS Moçambique e está a recolher bens para ajudar as vítimas da passagem do ciclone Idai.

“Não podíamos ficar indiferentes à tragédia em Moçambique, um país irmão, e queremos ajudar. Por isso, lançamos o apelo à comunidade, através das escolas e do Grupo Desportivo de Chaves”, conta à Renascença a presidente da Fraternidade Nuno Álvares, Paula Campos.

Nas escolas da cidade foram colocados vários pequenos contentores, onde as comunidades escolares são convidadas a depositar as suas partilhas.

Para facilitar o transporte para Moçambique, os escuteiros apelam à doação “de medicamentos, como é o caso do Benuron, Brufen, Imodium ou genéricos, produtos de higiene – pasta dos dentes, champô, sabão, meios de purificação de água, tais como cloro, lixivia, entre outros”.

“Toda a ajuda é necessária e urgente. Hoje, por eles; amanhã, podemos ser nós”, frisa Paula Campos, manifestando-se “surpresa como, em tão pouco tempo, tanta gente se envolveu no projeto”.

E o agrupamento de escolas Dr. Júlio Martins, em Chaves, aderiu à iniciativa de “boa vontade e com vontade de ajudar as vítimas da tragédia em Moçambique”, explica Augusto Ladeiras, da direção do agrupamento.

“Temos que ser um por todos e todos por um. Não podemos ficar indiferentes ao sofrimento de um povo irmão”, entende o professor, considerando que a partilha é também “uma forma de educar para os valores”.

“O espírito de solidariedade e interajuda é importantíssimo e são, às vezes, esses valores, que não se perdem, mas que ficam numa escala muito abaixo e é importante percebermos que todos temos que contribuir para o bem-estar global. E, cada vez mais, o nosso vizinho ao lado, se está prejudicado tem que ser ajudado”, salienta o professor Augusto Ladeiras.

Os artigos poderão ser entregues esta quinta e sexta-feira nos agrupamentos de escolas Dr. Júlio Martins e Fernão de Magalhães e na Academia de Artes de Chaves.

No sábado e no domingo, os donativos deverão ser entregues na igreja matriz de Chaves.

Desportivo de Chaves envia abraço solidário a Moçambique

À campanha junta-se também o Desportivo de Chaves, que vai promover a recolha de medicamentos e outros bens para Moçambique, na receção ao Sporting, no sábado, para a I Liga de futebol. "Apelamos à solidariedade dos nossos sócios e simpatizantes que, estamos certos, irão dizer ‘presente’", indica o clube de Chaves, no sítio oficial da Internet.

A campanha de recolha de medicamentos e outros bens, em parceira com o núcleo de Chaves dos escuteiros adultos da Fraternidade Nuno Álvares (FNA), será feita no encontro em casa, frente ao Sporting, no sábado, com início às 18:00, da 27ª jornada do principal escalão.

Além de vários medicamentos, o clube apela aos adeptos que levem outros produtos, como pensos higiénicos, redes mosquiteiras, velas, lençóis, mantas, calçado, roupa e desinfetantes de água.

Os contentores para o depósito dos bens que os adeptos queiram oferecer estarão colocados à entrada de cada uma das bancadas do Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira.

Mas a ajuda flaviense não fica por aqui. “Vamos oferecer mais de 4 mil peças de material desportivo (fatos de treino, camisolas, casacos, etc.) , que enviaremos com um abraço solidário a Moçambique e com os nossos votos de que consiga regressar à normalidade o mais rapidamente possível”, lê-se na nota divulgada pelo clube.

Os bens recolhidos em Chaves partirão na terça-feira para Moçambique, num contentor que sairá de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+