A+ / A-

Porto. Nasceu o bebé da canoísta que está em morte cerebral

28 mar, 2019 - 10:15 • Redação

Este é o segundo caso em Portugal. O primeiro aconteceu em 2016 na MAC.

A+ / A-

Nasceu às 4h32 o filho da canoísta Catarina Sequeira, de 26 anos, que está em morte cerebral desde dezembro passado. O bébe Salvador está internado no Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto.

A informação foi confirmada à Renascença pela unidade hospitalar.

Catarina Sequeira, 26 anos, estava grávida de 12 semanas quando, devido a um ataque de asma, perdeu os sentidos. Foi transferida do Hospital de Gaia para o São João, no Porto, onde a morte cerebral foi declarada um dia após o Natal.

A mãe estava internada no CHUSJ "em morte cerebral, mantida em suporte orgânico até se atingirem as condições de maturidade fetal necessárias para a realização do parto", informou na quarta-feira aquele hospital.

O jornal "Observador" revela que o funeral da atleta acontece esta sexta-feira, às 14h30, em Crestuma.

A jovem sofria de asma desde os 13 anos e era canoísta desde 2005 no Douro Canoa Clube, tendo conquistado 41 medalhas.

O primeiro caso aconteceu em 2016. Lourenço Salvador nasceu a 7 de junho, na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), 15 semanas depois de ter sido declarada a morte da mãe. Sandra, estava em morte cerebral desde fevereiro, mas a equipa de cuidados intensivos da neurocirurgia do São José, em articulação com a MAC, conseguiu manter a gravidez até às 32 semanas.

O feto sobreviveu 15 semanas na barriga da mãe, que tinha sofrido uma hemorragia intracerebral, tendo sido o período mais longo alguma vez registado em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Graça Aguiar Pereira
    28 mar, 2019 Rua da Canção da Terra, Nº 5 - PEDRAS PRETAS - 11:20
    O bebé a rondar os 9 meses de vida e fica sem o alimento materno insubstituível e essencial ao seu crescimento! Pobre criança que fica dum momento para outro sem ver nunca mais a sua própria mãe e que conviveu com ela alguns meses! A VIDA É TÃO INGRATA! POBRE INOCENTE!

Destaques V+