Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tem um computador ASUS? Hackers infetaram 500 mil dispositivos da marca

25 mar, 2019 - 17:19 • Rui Barros

Apesar do alcance do ataque, não é certo quais os verdadeiros objetivos dos piratas. Os dispositivos ASUS representam 6% do mercado mundial de computadores.

A+ / A-

A ASUS terá enviado milhares de atualizações de software infetadas para os donos de computadores da marca. A denúncia é feita pelos investigadores da empresa de cibersegurança Kapesky Labs, que descobriram que “hackers” terão usado as próprias atualizações da ASUS para infetar os dispositivos da empresa taiwanesa.

Segundo esta empresa de segurança, cerca de 500 mil computadores ASUS com sistema operativo Windows foram infetados por este “malware”, que foi distribuído através das atualizações.

Apesar do alcance do ataque, não é certo quais os verdadeiros objetivos dos piratas, já que, segundo a empresa de cibersegurança o software estivesse à procura de 600 endereços MAC - um número único associado a um computador. Esta forma de ataque é normalmente utilizada em estratégias de espionagem, já que o seu alcance é grande mas os alvos são muito restritos.

Também a Symatec, empresa rival da Kapesky Labs, confirma o ataque. "De acordo com os nossos dados, a versão do software infectada foi enviada aos clientes ASUS entre junho e outubro”, disse Jennifer Duffourg, porta-voz da Symatec, ao site noticioso “TechCrunch”. Segundo a mesma empresa, o problema terá afetado 13 mil utilizadores com um antivírus desta marca.

Segundo a agência Reuters, a Kapesky terá informado a ASUS sobre este ataque no final de janeiro deste ano, mas a empresa ainda não reagiu publicamente. Segundo um estudo de mercado da Gartner, os dispositivos ASUS representam 6% do mercado mundial de computadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+