Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova Zelândia

Cartoon de homenagem às vítimas de Christchurch torna-se viral

23 mar, 2019 - 16:43 • Redação com CNN

Um australiano de 28 anos atacou duas mesquitas da Nova Zelândia no dia 15 de março. O ataque fez 50 mortos e quase meia centena de feridos.

A+ / A-

O desenho da folha prateada de um feto está a correr mundo nas redes sociais. Porque, na verdade, não é uma pena, o emblema da Nova Zelândia. Vista mais de perto, a imagem revela 50 silhuetas de muçulmanos em vários estádios de oração.

A imagem é o tributo que Pat Campbell, um cartoonista do jornal “Camberra Times”, desenhou em memória das 50 pessoas mortas na mesquita Christchurch, na semana passada (dia 15 de março).

“Primeiro, desenhei 49 figuras, mas quando o número de vítimas foi revisto para 50 acrescentei mais uma silhueta”, explica o cartoonista à CNN.

Na última semana, a ilustração tornou-se viral nas redes sociais, com várias pessoas a destacar a combinação entre beleza e simplicidade na imagem.

Campbell diz que tem amigos em Christchurch e que já lá foi imensas vezes. “A cidade acabou de ser recuperada de alguns terramotos devastadores, por isso isto agora é terrível”, afirma.

Nas declarações à CNN, o cartoonista explica que a ideia do desenho surgiu na manhã seguinte ao tiroteio, quando pensava nas vítimas.

“Pensei na folha do feto como um importante símbolo da Nova Zelândia, na sua forma natural de representar um povo. A partir daí foi um pequeno passo para retratar as vítimas durante a oração”, recorda.

Pat Campbell diz ainda que não esperava que o desenho se tornasse viral e admite que tem um sentimento “agridoce” relativamente a isso.

“Muitas pessoas têm-me dito como a imagem as tem tocado, dado conforto e até a segurança de que a comunidade se preocupa”, partilha, concluindo: “É uma triste, mas maravilhosa recompensa.

Na sexta-feira, dia 15 de março, um australiano de 28 anos entrou em duas mesquitas da Nova Zelândia (Al-Noor e Linwood), no momento da oração, e começou a disparar indiscriminadamente. Muitas pessoas morreram de imediato e várias foram hospitalizadas, incluindo crianças.

O ataque foi transmitido em direto nas redes sociais pelo atirador, que levava uma câmara instalada no seu capacete.

Este já é considerado o pior atentado na história da Nova Zelândia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+