Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícias vão "guiar" turistas pelo património de Vila Real

20 mar, 2019 - 15:22 • Olímpia Mairos

40 agentes já receberam formação para orientarem turistas pelos principais pontos de atração do concelho.

A+ / A-

Vila Real é um destino cada vez mais procurado por turistas portugueses, espanhóis e franceses atraídos pelo património, gastronomia e natureza. Muitos dos que chegam procuram informações sobre o concelho junto dos agentes da PSP ou na própria esquadra, que fica localizada no centro da cidade.

"Os agentes são os primeiros a terem contacto com os turistas, porque eles confiam na polícia", explica à Renascença o comissário João Martins.

Partindo desta realidade, e com o objetivo de “potenciar o conhecimento dos agentes” para serem “uma fonte de informação para os turistas”, foram realizadas várias ações de formação e sensibilização em que participaram 40 agentes da PSP, de forma a tornarem-se uma espécie de "guias turísticos" em Vila Real.

“Os agentes aceitaram e mostraram-se bastante empenhados neste tipo de formação", diz o comissário da PSP. "São agentes que conhecem o terreno, que sentem as dificuldades e aproveitamos para estabelecer, aqui, algumas sinergias com o município.”

Os polícias foram sensibilizados para as várias atrações turísticas de Vila Real, com destaque para o património da cidade. E sabem agora, por exemplo, que existem várias igrejas, a Sé Catedral, os museus, a estátua de Carvalho Araújo, o santuário de Panóias, a Casa de Mateus, a Torre de Quintela ou o jardim botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para sugerir a quem visita Vila Real.

No âmbito desta parceria entre a Câmara de Vila Real e a PSP é disponibilizado um mapa da cidade, onde estão assinalados os pontos turísticos, e que contém também contactos e conselhos de segurança para os visitantes. Os conselhos estão escritos em português, inglês, francês e espanhol e o mapa é para ser fornecido pelos polícias aos turistas.

Depois desta formação sobre as atrações turísticas de Vila Real, a PSP e a câmara querem avançar com formação em inglês para os agentes.

O vereador do pelouro do turismo da Câmara de Vila Real, José Maria Magalhães, adianta à Renascença que todas as iniciativas estão inseridas “numa estratégia mais global para promover o turismo”. E a autarquia acaba de disponibilizar três novos roteiros que guiam os turistas pelo património cultural e religioso, pela natureza, lazer, gastronomia e vinhos.

“Estamos a procurar ter instrumentos de visitação real e virtual, de forma a que os turistas que nos visitam sintam que aqui há alguém que se preocupa com eles e está disponível para os receber e para lhes transformar a estada o mais agradável possível”, explicita José Maria Magalhães.

A maioria dos turistas que visita a cidade de Vila Real, que quer ser porta de entrada para o Douro, tem idades compreendidas entre os 40 e 60 anos e viaja acompanhada pelos filhos.

O vereador responsável pelo setor do turismo esclarece que a área privilegiada é o turismo de natureza, destacando como indicador “o triplicar de dormidas no parque de campismo e as outras unidades sempre cheias”.

Vila Real quer afirmar-se como destino de biodiversidade, apostar no Parque Natural do Alvão (PNA), nos percursos pedestres e no jardim Botânico da UTAD, na gastronomia típica como as tripas aos molhos, os covilhetes e os pitos.

Contudo, segundo o vereador, Vila Real está também a marcar pontos em termos de turismo religioso, sobretudo na época da Páscoa, período em que promove o evento Via Dolorosa, uma iniciativa que recupera a tradição dos Autos da Paixão e que percorre as ruas do centro histórico da cidade, com a dramatização de 16 quadros em espaços do património cultural e religioso, como a Sé Catedral, Museu da Vila Velha, Largo da Capela Nova, entre outros locais emblemáticos do centro histórico da cidade, terminando junto às cruzes da Igreja do Calvário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+