Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas passa nova multa milionária à Google

20 mar, 2019 - 11:36 • Rui Barros

Esta é já a terceira multa que a Comissão Europeia passa a esta gigante de Silicon Valley.

A+ / A-

A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira que vai aplicar mais uma multa à gigante tecnológica Google por aquilo que considera serem "práticas abusivas" no mercado publicitário digital.

Esta é já a terceira multa que a Comissão Europeia passa a esta gigante de Silicon Valley. No total, a Comissão Europeia já cobrou 8,5 mil milhões de euros em multas a esta multinacional.

"A Comissão Europeia multou o Google em 1,49 mil milhões de euros por violar as regras da concorrência da UE. O Google abusou de seu domínio de mercado ao impor uma série de cláusulas restritivas em contratos com sites de terceiros que impediam que os rivais do Google colocassem seus anúncios nesses sites", pode ler-se na nota da comissária Margrethe Vestager.

Em causa está o serviço AdSense for Search: um serviço que gestores de websites podem usar para incluir um motor de busca dentro das suas páginas. Nesse serviço surgem "banners" publicitários do serviço AdSense (o serviço de publicidade da Google), para além dos conteúdos desse site.

A visão da Comissão Europeia é que ao restringir a exploração desse espaço por outros actores do mercado, "como a Microsoft o a Yahoo", a Google está a abusar da sua posição dominante no mercado. Segundo a Comissão Europeia, a empresa de Sundar Pichai detinha, entre 2006 e 2016, uma quota de mercado acima de 70%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+