Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Transformação digital. Um terço das empresas portuguesas não tem site

20 mar, 2019 - 09:04 • Cristina Nascimento

Arranca esta quarta-feira em Lisboa o Expo Fórum Digitalks, evento que acontece no Brasil há 10 anos e pretende trazer exemplos de que a transformação digital é acessível a todas as realidades.

A+ / A-

A lotação está esgotada. Cerca de 550 pessoas vão participar esta quarta e quinta-feira na primeira edição do Expo Fórum Digitalks, que se realiza em Lisboa, no Pólo Tecnológico (Lumiar). Durante dois dias, cerca de 55 oradores vão querer fazer passar a mensagem de que a transformação digital é um processo acessível a todas as empresas nacionais.

Em entrevista à Renascença, Frederico Carvalho, responsável pelo evento, garante que em Portugal ainda há muito trabalho para fazer.

“Basta dizer que 34% das empresas portuguesas não têm site”, exemplifica. Frederico Carvalho recorda que “tipicamente a transformação digital passa por dois grandes processos, a digitalização e automação”. No Digitalks, o que vai acontecer é a “elucidação de como é que o processo funciona”.

O projeto já tem provas dadas. “O Digitalks acontece há 10 anos no Brasil e cerca de metade dos oradores que marcam presença em Portugal são brasileiros. Vêm explicar o que já deu certo no Brasil”, argumenta.

Frederico Carvalho assume que o Digitalks pretende ser uma ponte entre Portugal e o Brasil, numa altura em que o mercado brasileiro já assume uma relevância significativa em Portugal. O Brasil é quem faz mais compras em Portugal, é o segundo país que mais comprou casas em Portugal, é o quinto pais que mais visita o nosso país”, enumera.

A primeira edição do Digitalks arranca hoje, com a segunda edição já garantida para março de 2020. Na sessão de abertura marca presença o secretário de Estado da Economia, João Correia das Neves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+