Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portuguesa Nathalie Sousa sagra-se campeã mundial de equitação adaptada

18 mar, 2019 - 18:15 • Olímpia Mairos

Medalha de ouro para a jovem de 18 anos, que vive na aldeia de Pensalvos, em Vila Pouca de Aguiar.

A+ / A-

Nathalie Sousa, jovem atleta de Vila Pouca de Aguiar, é a nova campeã mundial de equitação adaptada.

O troféu foi conquistado nos 15º Jogos Mundiais Special Olympics a decorrer em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Nathalie participou na modalidade de equitação adaptada e arrecadou o 1º lugar em Equitação Level BI e o 5º lugar em Working Trails.

“Estou muito feliz por ter ganhado a medalha de ouro por Portugal!” São as primeiras palavras de Nathalie Sousa, após a conquista da medalha de ouro para Portugal.

A atleta, de 18 anos, vive na aldeia de Pensalvos, estuda no 12º ano, em Vila Pouca de Aguiar, e continua a transpor uma barreira cognitiva.

Sempre gostou de cavalos, mas só em 2015 iniciou o seu percurso na equitação, ao integrar o projeto Terapia Assistida por Cavalos do Centro Hípico de Pedras Salgadas, da responsabilidade do município de Vila Pouca de Aguiar.

A jovem aguiarense começou pela equitação terapêutica, mas logo deu o salto para a equitação desportiva adaptada, tendo começado em 2016 a participar nas competições através da Special Olympics Portugal. Entre os vários prémios nacionais e regionais, destaca-se o título de campeã nacional de equitação nível BI.

O reconhecimento internacional chega agora nos 15º Jogos Mundiais de Verão do Special Olympics, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, que contam com a participação de sete mil atletas em representação de 170 países.

Portugal marca presença com uma delegação de 31 atletas com deficiência intelectual que participam nas provas de atletismo, futebol, equitação, ginástica artística, ginástica rítmica, golfe, judo, natação e ténis de mesa.

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, mostra-se “muito contente pela Nathalie, quer pelo seu desempenho pessoal quer por ser um exemplo numa sociedade que se quer inclusiva”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Margarida Narciso
    18 mar, 2019 Abu Dhabi 19:19
    Há vários atletas que já receberam medalhas de ouro. Os jogos contam com a presença de 200 nações e 7500 atletas.

Destaques V+