A+ / A-
Alemanha

Berlim dá desconto nos transportes para compensar salários baixos das mulheres

14 mar, 2019 - 13:17 • Redação

Desconto de 21% corresponde à diferença média de salários entre homens e mulheres na Alemanha.
A+ / A-

As mulheres que utilizem o metro, elétrico ou autocarros de Berlim até ao final deste mês vão gozar de um desconto de 21% nos bilhete. Com esta medida, a empresa de transportes públicos da cidade pretende compensar as mulheres pela diferença salarial em relação aos homens.

Na Alemanha, as mulheres ganham, em média, menos 21% do que os homens. É um dos países da União Europeia onde a disparidade salarial é mais elevada, ficando apenas atrás da Estónia e da República Checa, de acordo com dados do Eurostat relativos a 2017.

O “Frauenticket” ("bilhete de mulher", numa tradução livre) estará à venda nas bilheteiras a partir de 18 de março, dia em que se celebra a equidade salarial de género.. O desconto reduz, por exemplo, o preço de um bilhete diário nas duas zonas centrais de Berlim de €7 para €5,50.

Esta ação tem lugar algumas semanas depois de a capital alemã ter decretado o Dia Internacional da Mulher (8 de março) como feriado municipal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.