Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa sobre Novo Banco. "Todos temos curiosidade" em conhecer auditoria interna do BdP

07 mar, 2019 - 18:02 • Agência Lusa

Banco de Portugal não revelou a auditoria como pedido pelo Governo, garante primeiro-ministro.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, assumiu esta quinta-feira que "todos têm curiosidade" em conhecer a auditoria interna do Banco de Portugal no quadro de resolução do BES, documento que o Governo solicitou e que não foi revelado.

No debate quinzenal de hoje, o período do BE seguiu a lógica dos anteriores e foi, em grande parte, dominado pela situação do Novo Banco, tendo a líder bloquista, Catarina Martins, perguntado a António Costa, que está agora "surpreendido" com algumas coisas, quem é que o enganou, se o Ministério das Finanças, se o Banco de Portugal.

"Ninguém escondeu nada. O Governo não desconhecia o contrato, o Banco de Portugal sempre disponibilizou ao Governo toda a informação sobre o contrato. O que eu disse há pouco era relativamente à auditoria interna que foi feita no Banco de Portugal sobre a gestão durante o quadro da resolução [do BES]", respondeu o primeiro-ministro.

António Costa assumiu que "o Governo solicitou ao Banco de Portugal "o envio da auditoria interna" e este não "revelou a auditoria".

"Claro que tenho curiosidade. Acho que todos temos curiosidade. Qualquer português tem curiosidade", admitiu.

Pela parte do Governo, prosseguiu, não há nada "a esconder para contar e divulgar" em relação a "tudo aquilo que foi a intervenção".

"Presumo que os outros também não têm. Se a Assembleia da República entender que esse é o mecanismo, creio que o senhor Presidente da República ficará satisfeito, milhões de portugueses ficarão satisfeitos, eu pessoalmente terei gosto em finalmente conhecer algumas coisas que não conheço", insistiu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+