Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Tem carro elétrico? Vai poder carregá-lo no parque do centro comercial

06 mar, 2019 - 09:15 • Redação

Até ao final do ano carregamentos lentos também vão passar a ser pagos.

A+ / A-

O mercado dos carregadores elétricos vai ser liberalizado. A partir de abril, os espaços privados de acesso público, como parques de estacionamento e centros comerciais, já podem ter carregadores. A informação foi avançada à Renascença pelo secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade.

"A partir de 1 de abril, legalmente, o já mercado estará liberalizado nesse tipo de instalações. Tenho recebido representantes de operadores de parques de estacionamento que dizem que aguardavam apenas esta possibilidade legal", adianta José Mendes.

Nestas declarações ao programa “As Três da Manhã”, o governante anunciou ainda que, até ao final do ano, os postos de carregamento lento vão passar a ser pagos.

"Estamos num processo de modernização dessa rede de carregamento e, enquanto não fecharmos esse projeto, não podemos fazer a concessão privados", explica o secretário de Estado, garantindo, no entanto, que até ao final do ano estarão reunidas as condições para os carregamentos lentos passarem a ser pagos.

Só em 2019, os portugueses já compraram mais de mil carros elétricos, o que representa um aumento de 150% face ao mesmo período do ano passado.

Em percentagem das vendas totais, nos carros elétricos Portugal é já o 4.º país da União Europeia, apenas ultrapassado pela Áustria, Suécia e Holanda. Neste país as vendas de carros elétricos representaram quase 4% do total.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jonas
    06 mar, 2019 Coimbra 22:01
    Só gostava de saber é porque é que quando deram a noticia no rádio, fazem a abertura com uma mentira, dizendo que carregar o carro vai ficar mais caro... Por aqui se vê a qualidade pela qual se regem os jornalistas deste país, que gostam muito de propagar e criar as chamadas fake news...
  • Nelo Night
    06 mar, 2019 Portugal 10:27
    quase 4 anos a governar para chegar a uma medida tão simples, até básica.

Destaques V+