Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Lava Jato. Detido advogado luso-brasileiro

01 mar, 2019 - 09:17 • Redação

Leonardo José Muniz de Almeida é suspeito de ajudar Raul Schmidt em operações de corrupção e lavagem de dinheiro da Petrobras.

A+ / A-

Foi detido o advogado luso-brasileiro Leonardo José Moniz, suspeito de ser cúmplice de Raul Schmidt, outro luso-brasileiro, na Operação Lava Jato.

A detenção, pela Interpol, ocorreu esta semana, em Itália. De acordo com o Ministério Público Federal do Brasil, “Leonardo José Muniz de Almeida foi o principal responsável pela lavagem do produto dos crimes praticados por Raul Schimidt Felippe contra a Petrobras”.

“Isso ocorreu por intermédio da criação do The Lake Trust na Nova Zelândia, para a subsequente aquisição de imóveis em Lisboa em proveito de Schmidt, mas registrados formalmente em nome de empresas vinculadas ao trust neozelandês, sempre utilizando os valores das comissões ilícitas obtidas em contratos com a estatal”, acrescenta o Ministério Público brasileiro em comunicado.

As autoridades brasileiras salientam que a investigação, inserida no âmbito da Operação Lava Jato, é fruto da cooperação com Portugal e a Nova Zelândia. Estas parcerias permitiram descobrir operações suspeitas para a compra de dois apartamentos usados por Raul Schmidt quando fugiu para Portugal. Esses imóveis registados em nome de empresas neozelandesas, que tinham Leonardo Muniz Almeida como procurador.

Os dois apartamentos, localizados em Lisboa, foram comprados em 2015. Um custou 2 milhões de euros, o outro 1,02 milhões.

Recorde-se que Raul Schimidt conseguiu nacionalidade portuguesa de origem, quando estava prestes a ser extraditado para o Brasil, o que travou o processo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+