Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo prevê retomar negociações com enfermeiros até início de março

22 fev, 2019 - 10:41 • Lusa

Protesto levou ao adiamento de 5.031 cirurgias até 19 de fevereiro.

A+ / A-

O Governo prevê retomar, até aos primeiros dias de março, as reuniões negociais com as estruturas sindicais dos enfermeiros. A informação é avançada esta sexta-feira pelo Ministério da Saúde.

Segundo a tutela, "estas reuniões incidem em temas como a organização do tempo de trabalho e a avaliação de desempenho".

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE) retomará as reuniões destinadas à celebração do acordo coletivo de trabalho, cuja negociação decorre desde novembro de 2018, refere o ministério em comunicado.

Também a Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) e o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) solicitaram idêntico processo negocial, estando em curso a assinatura do respetivo protocolo.

Por seu lado, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) solicitou esta semana uma nova reunião sobre outros assuntos, acrescenta o ministério.

Balanço do protesto

A greve dos enfermeiros em blocos operatórios que decorre desde 31 de janeiro levou ao adiamento de 5.031 cirurgias até ao dia 19 de fevereiro nos dez hospitais abrangidos pela paralisação.

Segundo um balanço do Ministério da Saúde, foram adiadas menos de metade (46%) das cirurgias agendadas para as dez unidades hospitalares abrangidas, que vão agora proceder ao reagendamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    22 fev, 2019 Lisboa 14:50
    Se forem como as negociações com os professores onde repetem sem cessar a mesma proposta inaceitável e que já foi recusada vezes sem conta ...

Destaques V+