Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Encontrada tartaruga que se julgava extinta há 100 anos

22 fev, 2019 - 09:47 • Redação

A última vez que uma "Chelonoidis phantasticus" tinha sido encontrada viva foi em 1906.

A+ / A-

Foi encontrada viva uma tartaruga de uma espécie considerada extinta há mais de 100 anos. Trata-se da Chelonoidis phantasticus, uma espécie da ilha Fernandina, no arquipélago das Galápagos, no Equador.

O animal foi avistado a 17 de fevereiro, no seu habitat natural, no meio da vegetação da zona baixa da ilha Fernandina. É uma fêmea adulta que terá mais de 100 anos.

A última vez que uma tartaruga desta espécie tinha sido encontrada viva foi em 1906.

A tartaruga foi levada para um centro especializado em tartarugas gigantes, na ilha de Santa Cruz, no mesmo arquipélago, onde está sob custódia dos guardas do parque. Serão agora realizados estudos genéticos para confirmar se o animal pertence à ilha Fernandina.

A descoberta foi feita durante uma expedição da Giant Tortoise Restoration Initiative, um projeto conjunto do Parque Nacional de Galápagos e da associação Galapagos Conservancy, que apoia a preservação das ilhas.

Além desta fêmea adulta, foram encontradas pegadas e fezes que indicam a existência de mais tartarugas desta espécie na ilha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+