Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vem aí um novo cartão do cidadão igual para toda a União Europeia

21 fev, 2019 - 08:30 • Redação

Em 2021 devem começar a circular os primeiros novos cartões.

A+ / A-

Está a ser preparado um novo cartão do cidadão, com aspeto visual comum e uniforme em toda a União Europeia. A medida resulta de um acordo alcançado, na quarta-feira, pelo Parlamento Europeu e o Conselho Europeu.

Os Estados-membros vão ter dois anos para implementar a medida, prevendo-se que em 2021 comecem a circular os primeiros novos cartões.

Esta mudança vai levar a que os documentos de identificação de todos os países membros sejam uniformizados, mas não implica uma alteração imediata para o cidadão europeu.

À medida que for necessário substituir os cartões, por atingirem o prazo de validade, devem receber o novo cartão.

Em relação ao atual cartão português, as alterações não são muitas: a fotografia pessoal muda de local e passa para a esquerda e será incluída a bandeira da União Europeia.

Nos próximos 11 anos deve estar concluído o processo de alteração de todos os cartões do cidadão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dado
    21 fev, 2019 lisboa 16:32
    Cruzando noticias serão os europeus assexuados.todos terão o mesmo sexo ou a sua não existência e informação num chip confidencial?????????É uma devassa á privacidade e liberdade.Esta cultura faz pensar na queda do império romano,estamos perto.
  • ze
    21 fev, 2019 aldeia 11:19
    Os vencimentos é que deveriam ser iguais em toda a união europeia!......................

Destaques V+