Tempo
|
A+ / A-

Não há plano para retirar portugueses da Venezuela porque "não se justifica"

20 fev, 2019 - 11:33 • Redação

Na Venezuela, residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.

A+ / A-

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, considera que, nesta altura, não há motivos para delinear um plano para retirar portugueses na Venezuela.

Questionado pelo CDS, esta quarta-feira, numa audição na comissão parlamentar de Defesa Nacional, Gomes Cravinho disse que não está a ser feito qualquer plano específico para a Venezuela porque o Estado português não sentiu necessidade de o fazer.

"As Forças Armadas estão sempre prontas para, num curto período de tempo, desenvolver planos para circunstâncias que o justifiquem. Neste momento não temos circunstâncias que o justifiquem e, portanto, não temos um plano operacional para retirar portugueses da Venezuela."

Gomes Cravinho admite, contudo, que um plano desse tipo possa vir a ser criado "se se vier a justificar".

Na Venezuela, residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.

Para esta quarta-feira, está prevista a chegada de ajuda humanitária russa à Venezuela. Na segunda-feira, Nicolás Maduro anunciou que a Rússia enviou 300 toneladas de ajuda humanitária para os venezuelanos.

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou mais de 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados das Nações Unidas.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • anonimo nesta coisa
    20 fev, 2019 22:23
    Os caixões serão feitos mesmo lá
  • Cidadao
    20 fev, 2019 Lisboa 14:50
    "Não há plano para retirar portugueses da Venezuela porque "não se justifica"" . Não há plano, não há vontade de os ter cá, e... não há meios para os trazer para cá. Essa é que é a verdade.

Destaques V+