Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França discute eliminação da designação "pai e mãe" nas escolas

18 fev, 2019 - 19:35

Medida polémica divide a esquerda e a direita francesas. Respeito da igualdade ou cedência ao politicamente correto?

A+ / A-

As escolas públicas em França estão prestes a eliminar a designação de "pai" e "mãe" nos formulários, de forma a não discriminar as pessoas do mesmo sexo.

Segundo o jornal "Libération", os formulários devem passar a ter “parente 1” e “parente 2”, em vez de "pai" e "mãe".

O ministro francês da Educação, Jean-Michel Blanquer, disse que esta designação “não é absolutamente ideal, já que parece instalar uma hierarquia entre os dois pais".

"Isto coloca muitos problemas. Podemos concordar com uma causa. [...] Por outro lado, devemos ter cuidado para não fazer, em nome da causa, coisas contraproducentes", alertou.

A mudança está a provocar polémica na direita francesa, que defende que esta é uma medida sem ligação à realidade e que radica no pensamento do “politicamente correto”.

O socialista Joaquim Pueyot afirmou que esta é apenas uma questão de "respeito e dignidade".

Esta emenda ainda vai ser discutida, novamente, no parlamento francês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Idalina
    21 fev, 2019 Amadora 16:37
    Esta esquerda, com as suas ideias loucas, as crianças é que pagam.
  • Homero
    19 fev, 2019 lisboa 17:04
    O ridículo mata é impossível esperar tanta insanidade em França .Os filhos em casa vao chamar pai a qem?ou mae a quem?A discrepância entre a escola e a realidade cultural vai criar a revolta e coletes amarelos e a direita a subir porque estão a ser escravizados pelos grupos minoritários e agredidos culturalmente.Roma tb caiu França está a desfazer-se.Esperemos pelas eleições em Maio para tirar mais conclusões.CHEGA .
  • José Joaquim Cruz Pinto
    19 fev, 2019 Ílhavo 12:49
    A IDIOTIA mais crassa não tem limites - e quanto mais CRASSA melhor! E, aparentemente, há quem se peocupe mais em "respeitar" e "hierarquizar"as várias idiotias possíveis que a(s) própria(s) realidade(s). Alguém quer e está a transformar a República Francesa no "Royaume des Conneries".

Destaques V+