Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aprovado Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica. Mil ficam de fora

07 fev, 2019 - 18:05 • Celso Paiva Sol com redação

Serão precisos 14 milhões de euros para corrigir problemas detetados nas pedreiras. Plano prevê que sejam os proprietários ou exploradores a pagar a fatura.

A+ / A-

O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros o Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica, mais de dois meses depois da tragédia em Borba, que causou cinco mortos.

O trabalho encomendado pelo Ministério do Ambiente incidiu apenas sobre as pedreiras cujo licenciamento depende da Administração Pública Central, ou seja, 57% das 2.500 pedreiras que existem no país.

O relatório conclui que 191 pedreiras estão em situação crítica e que a grande maioria delas tem de ser rapidamente sinalizada, vedada ou alvo de projetos de intervenção.

No plano hoje aprovado, calcula-se que sejam precisos 14 milhões de euros para corrigir todos os problemas detetados nas pedreiras e define que devem ser os proprietários ou exploradores a pagar a fatura.

Quem não cumprir estas ordens, que agora vão seguir por carta para os abrangidos, será mais tarde alvo de queixa por desobediência junto do Ministério Público.

Para prevenir eventuais incumprimentos, o Governo reserva desde já, e para os próximos três anos, uma verba de quase 7 milhões de euros para os casos em que os proprietários tenham de ser substituídos.

Fora deste estudo ficam cerca de mil pedreiras que dependem da administração pública local.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+