Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quem sai, quem entra, quanto custa. Balanço do mercado de transferências de inverno

01 fev, 2019 - 11:30 • Redação

Houve muitos negócios de última hora no derradeiro dia de mercado de janeiro. A Renascença recolhe os maiores destaques, tanto no futebol português como internacional.

A+ / A-

O mercado de transferências de inverno encerrou na quinta-feira, com muitos negócios de última hora. A Renascença elenca os maiores destaques da janela de janeiro, a nível nacional e internacional.

Antes de mais, os três grandes. O FC Porto, líder do campeonato, fez contratações cirúrgicas para posições deficitárias. Promoveu o regresso de Pepe, o que desvia Éder Militão para o lado direito da defesa. O retorno do central internacional português, de 35 anos, ao clube que o lançou para a ribalta é o grande destaque do mercado nacional.

Contratou Wilson Manafá ao Portimonense, por forma a dar descanso a Alex Telles - e Militão, já que o luso-guineense também pode jogar à direita. Foi buscar Fernando Andrade: o ex-Santa Clara, além de ser uma alternativa a Soares e Marega, também pode jogar nas alas. Por fim, no último dia de mercado, garantiu a sub-cedência de Mamadou Loum, proveniente de Moreirense e Braga, para fazer sombra a Danilo.

A grande surpresa do mercado portista foi um nome que já "morava" no Dragão. Kelvin, que esteve emprestado durante ano e meio ao Vasco da Gama, foi inscrito na Liga, para a segunda metade da temporada.

Loum também colmata a saída de Sérgio Oliveira. O médio português "desapareceu" das opções de Sérgio Conceição, alegadamente por falta de rendimento nos treinos, e rumou ao PAOK. Bazoer foi devolvido ao Wolfsburgo e Chidozie foi emprestado aos turcos do Rizespor.

Águia ativa nas saídas perto do dérbi

O Benfica, que segue na segunda posição da tabela, desfez-se de dois avançados a três dias do dérbi em Alvalade, para o campeonato. Facundo Ferreyra foi emprestado por época e meia ao Espanhol, enquanto Nicolás Castillo foi vendido ao América, do Chile. Os encarnados ficam apenas com Jonas e Seferovic para a posição de ponta-de-lança.

As águias também emprestaram Alfa Semedo ao Espanhol e Bruno Varela ao Ajax. Lisandro López foi cedido ao Boca Juniors, já Filipe Augusto rumou ao Rio Ave. Lema também deve ter guia de marcha.

Não houve entradas na Luz, exceto Vasco Paciência, filho de Domingos Paciência. O jovem avançado jogará com as equipas B e sub-23.

Leão em vaivém e uma saída pendente

Quanto ao Sporting, que está em quarto lugar, foram várias as entradas. A equipa de Marcel Keizer contratou Idrissa Doumbia aos russos do Akhmat Grozny, para a posição de médio-defensivo, que tinha poucas opções, e Cristián Borja aos mexicanos do Toluca, para agarrar o lugar de lateral-esquerdo - e compensar a possível saída de Acuña para o Zenit.

Luiz Phellype foi "resgatado" ao Paços de Ferreira, para servir de alternativa a Bas Dost, e Tiago Ilori regressou à casa que o formou, proveniente do Reading, para fazer sombra a Coates e Mathieu.

Os leões também promoveram o regresso de Francisco Geraldes, que estava emprestado ao Eintracht Frankfurt, e contrataram o equatoriano Gonzalo Plata, extremo de 18 anos, ao Independiente del Valle.

O Sporting "despachou" Bruno César para o Vasco da Gama, Demiral para o Alanyaspor, Marcelo para o Chicago Fire e Viviano para a SPAL. Gauld foi emprestado ao Hibernian e Misic ao PAOK. Sturaro foi devolvido à Juventus, enquanto Lumor foi cedido ao Goztepe e Alan Ruiz ao Aldosivi.

Nakajima deixa Portimão, Rochinha em Guimarães

O Braga deixou sair Rosic, para o Nacional, e Lukic, para o Emmen.

O Vitória de Guimarães só fez uma contratação, mas foi sonante: foi buscar Rochinha ao Boavista. Por outro lado, os vitorianos fizeram vários empréstimos, como Tyler Boyd ao Ankaraguçu. Tallo rescindiu contrato.

O Moreirense emprestou, com o Braga, Loum ao FC Porto. Abarhoun saiu para o Rizespor e Zizo seguiu viagem para o Zamalek. O Belenenses perdeu Reinildo para o Lille e Fredy para o Antalyaspor, mas contratou Kiki, ao Feirense, e Dieguinho, ao Cova da Piedade, para esses lugares.

Uma das principais transferências de inverno foi a de Shoya Nakajima. Pretendido por "meio mundo", incluindo os três grandes e clubes de Espanha e Inglaterra - chegou a estar garantido no Wolverhampton -, o extremo japonês do Portimonense seguiu, ao invés, para o Al Duhail, do Catar, treinado por Rui Faria. Diz-se que custou 35 milhões de euros.

Para o lugar do "Tsubasa", os algarvios contrataram Ruster ao Varzim. O Portimonense também perdeu Ewerton, transferido pelo FC Porto para o Urawa Reds, e foi buscar Aylton Boa Morte ao Estoril. A saída de Manafá para o FC Porto foi compensada com Henrique, contratado ao Coritiba.

O Rio Ave perdeu Carlos Vinícius, que o Nápoles desviou para o Mónaco, mas foi buscar Said Ahmed Said ao Hajduk Split, da Croácia. Também contratou Filipe Augusto ao Benfica e Rúben Semedo ao Villarreal.

O Santa Clara recebeu Chico Ramos e foi buscar o internacional gabonês Malick Evouna, este para colmatar a saída de Fernando para o FC Porto.

O Vitória de Setúbal contratou o Sílvio e Makaridze. Perdeu Costinha para o Chaves e Joel Pereira, que regressou ao Manchester United.

O Marítimo rescindiu com Danny. O Tondela recebeu o médio português João Pedro, do LA Galaxy, e transferiu Hélder Tavares para a Turquia.

O Nacional teve um mercado atarefado: contratou Avto e Rosic, e garantiu o empréstimo de Filipe Ferreira, do Sturm Graz. O Desportivo das Aves perdeu Elhouni, Nélson Lenho, Nildo Petrolina e Amilton.

O Boavista perdeu Rochinha e David Simão, no entanto, garantiu Jubal ao Arouca, Perdigão ao Chaves, Gustavo Sauer ao Botev Plovdiv e Bueno ao FC Porto, esta uma das principais transferências do mercado.

O Desportivo de Chaves foi um dos principais agitadores do mercado. Os flavienses perderam Marcão para o Galatasaray e Eustáquio para o Cruz Azul, do México, mas contrataram Costinha ao V. Setúbal, promoveram o regresso de Erdem Sen a Portugal, receberam Luther Singh do Braga e foram buscar Rúben Macedo ao FC Porto B, entre outros negócios.

O Feirense brilhou com as contratações de Aly Ghazal e André Moreira.

Chelsea, Barcelona e Milan lideram os "gastadores"

Os clubes dos cinco principais campeonatos da Europa - Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França - completaram 495 negócios, no valor total de 567,9 milhões de euros, segundo o "The Guardian".

A "bomba" do mercado foi a contratação de Christian Pulisic. O Chelsea pagou 64 milhões de euros pelo extremo norte-americano, que ficará no Borussia Dortmund até ao final da época. Leandro Paredes trocou o Zenit pelo PSG, por 47 milhões de euros. Os parisienses não conseguiram o desejado segundo médio, que esteve para ser Renato Sanches - o Bayern Munique não deixou. Nota, também, para o regresso de Morata, produto das escolas do Real, a Madrid, para representar o rival Atlético.

O AC Milan foi um dos campeões do mercado: contratou Lucas Paquetá ao Flamengo e Piatek ao Génova, ambos por 35 milhões de euros. O Borussia Dortmund usou o dinheiro de Pulisic para adquirir Paco Alcácer em definitivo ao Barcelona, que por sua vez antecipou a contratação do central Todibo ao Bordéus para janeiro. Os catalães foram protagonistas de um dos negócios mais importantes do mercado: contrataram Emerson ao Atlético Mineiro, a meias com o Bétis.

O Barcelona garantiu o jogador mais desejado do inverno: Frenkie De Jong. O médio holandês de 21 anos, que continuará no Ajax até ao final da época, custou 75 milhões de euros à cabeça. Preço que pode subir para os 86 milhões, mediante a concretização de certos objetivos.

Um negócio de última hora foi o empréstimo de Michy Batshuayi do Chelsea ao Crystal Palace. O dianteiro belga estava no Valência. Quem não teve de sofrer, desta vez, foi Adrien Silva. O internacional português rumou ao Mónaco, com Youri Tielemans a assinar pelo Leicester, em troca. Quem também rumou ao Mónaco foi Cesc Fábregas. Ainda em França, Mario Balotelli trocou o Nice pelo Marselha, a custo zero.

Uma das mais caras transferências deste inverno teve um final infeliz. Falamos de Emiliano Sala, que o Cardiff comprou ao Nantes, por 17 milhões de euros. Depois de um "saltinho" a Nantes, para se despedir dos companheiros, o avançado argentino seguiu viagem para o País de Gales. Porém, o avião que o transportava desapareceu dos radares, sem deixar rasto, e a possibilidade de encontrar Sala com vida é "remota", segundo as autoridades que lideraram as buscas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+