Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa sobre greve dos enfermeiros: é "absolutamente ilegal" e "selvagem"

01 fev, 2019 - 14:55 • Tiago Palma , Joana Azevedo Viana

Governo promete "recorrer a todos os meios legais que estiverem ao seu alcance" para travar a "greve cirúrgica" que começou esta quinta-feira. Pelo menos 261 cirurgias foram adiadas no primeiro dia da paralisação.

A+ / A-

O primeiro-ministro António Costa declarou esta sexta-feira a greve dos enfermeiros "absolutamente ilegal" e "selvagem", garantindo que o Governo "vai recorrer a todos os meios legais que estiverem ao seu alcance para impedir que haja a prática do recurso ilegal à greve".

Costa garantiu ainda que o “abuso do direito" à greve por parte dos enfermeiros estará a "prejudicar os doentes".

"Aquilo que é o exercício da actividade sindical, que é o exercício legítimo do direito à greve, não deve ser confundido com práticas que não são greves cirúrgicas, mas, sim, greves selvagens, que visam simplesmente atentar contra a dignidade dos doentes, contra a função do Sistema Nacional de Saúde, e que são absolutamente ilegais", defendeu António Costa, durante uma visita a Torre de Moncorvo.

Por fim, e referindo-se, ainda que sem precisar, à Ordem dos Enfermeiros -- cuja bastonária é Ana Cavaco, militante do PSD --, o primeiro-ministro garantiu que nesta greve convocada pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) e pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) estão envolvidas também "instituições que legalmente estão expressamente proibidas de terem qualquer atividade sindical".

A ministra da Saúde, Marta Temido, já havia dito na quarta-feira que o Governo equaciona recorrer a meios jurídicos face à nova greve dos enfermeiros nos blocos cirúrgicos de sete hospitais públicos (São João e Centro Hospitalar do Porto, Centro de Entre Douro e Vouga, Gaia/Espinho, Tondela/Viseu, Braga e Garcia de Orta), uma greve que teve início esta quinta-feira e que se prolonga até 28 de fevereiro – isto depois de as negociações com as estruturas sindicais terem terminado de forma inconclusiva.

O Governo estará igualmente a ponderar recorrer à requisição civil para travar esta "greve cirúrgica". Ontem, no primeiro dia de uma paralisação que se prolongará até 28 de fevereiro, pelo menos 261 cirurgias marcadas para o período da manhã em cinco hospitais da região Norte foram adiadas, garantiu a ASPE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rodrigo Abreu
    02 fev, 2019 Matosinhos 19:24
    A realidade é que neste momento os Utentes urgentes estão a ser operados mais rápido com com a greve. Força enfermagem não parem a greve.
  • Hugo Ribeiro
    02 fev, 2019 Sintra 08:51
    Está de volta o Estado Novo Sr. PM? Quem julga o Sr. que é para dizer que a greve é ilegal? Relembro o Sr. que durante a primeira greve cirúrgica o poder judicial foi claro, "a greve é legal". Apenas um ditador se pode achar no direito de dizer o contrário, relembro-lhe o que parece ter esquecido, em democracia a separação de poderes é clara, como se diz cá pelo burgo "cada macaco no seu galho" o seu "galho" é o legislativo não o judicial, a não ser que na sua agenda política esteja prevista uma nova ditadura. PS. Devaneios e provocações gratuitas "selvagens" não comento!
  • Jose Edgar Marques D
    01 fev, 2019 Funchal 23:51
    ...selvagem é este tipo que nomeia uma bruta montes para MS...então Sr. Costa quem são os selvagens...quem trata e cuida ou que perante um erro médico, negligente selvagem e assassino, manda enterrar os mortos e continuar a tratar os vivos... A SUA MINISTRA DA DOENÇA...
  • Parreira
    01 fev, 2019 mirandela 23:18
    o costinha e sua trupe, vai ver o que é selvagem quando chegar o dia das eleições
  • Cidadao
    01 fev, 2019 Lisboa 20:57
    Mero bluff, só para assustar. A não ser que faça leis à pressa, ou faça o mesmo que na greve dos professores às reuniões de avaliação no ano passado onde o governo cometeu tantas ilegalidades para tornear a greve que até foi condenado em Tribunal, a verdade é que há serviços minimos decretados que estão a ser cumpridos, logo uma requisição civil, à face da lei actual, está fora de causa. Tornar os "serviços minimos", em "máximos"? Duvido que seja legalmente possivel. E tente alterar a Lei da Greve que aí não são só os enfermeiros mas TODOS contra ele, que aí, vai de vela para Goa. Acho que está só a tentar criar a vaga de fundo do costume, a tentar virar a população contra os enfermeiros. Sem sucesso, claro. Só que vai ter de fazer o mesmo contra os juízes, oficiais de justiça, bombeiros, professores, médicos, polícias, etc. E tal como nos enfermeiros, vai falhar.
  • Nuno cova
    01 fev, 2019 Faro 19:48
    Tiveram 20 anos de avisos dos Enfermeiros. Tiveram 20 anos a espezinhar os enfermeiros. Tiveram 20 anos a desrespeitar os enfermeiros. Agora choram? Somos o pilar do SNS, está greve são 6% dos enfermeiros do país. Não queiram uma greve dos 100%...nós andamos a carregar o SNS as costas desde sempre, somos tratados como lixo...pois bem meus amigos, quem semeia ventos, colhe tempestades.
  • Julia Rodrigues
    01 fev, 2019 Braga 18:57
    Trave Senhor Ministro, mas trave a fundo e já agora use também o travão de mão, porque nós sabemos bem melhor do que o senhor como contornar os seus "meios legais". Esqueceu-se que além de "Selvagens" também somos "Criminosos"?
  • 01 fev, 2019 17:10
    Nao estou nada chocada"com as palavras de antonio costa"os enfermeiros nao podem deixar morrer pessoas!
  • Roberto Vieira
    01 fev, 2019 Funchal 16:49
    Fora com a ministra, fora com este governo... Selvagem é governar sem ganhar eleições...
  • carlos francisco
    01 fev, 2019 charneca de caparica 16:01
    QUEM SE METE COM O PS, LEVA...VIVA A DEMOCRACIA DESTE PS!!!

Destaques V+