A+ / A-

Marcelo diz que renegociação do Brexit "não está no horizonte"

30 jan, 2019 - 20:58

Presidente da República pede unidade europeia.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quarta-feira que a renegociação do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia "não está no horizonte" e pediu unidade na posição europeia.

O chefe de Estado falava no Palácio de Belém, em Lisboa, em resposta aos jornalistas, em declarações conjuntas com o seu homólogo búlgaro, Ruman Radev, que hoje iniciou uma visita de Estado de dois dias a Portugal.

Questionado sobre o 'Brexit', Marcelo Rebelo de Sousa respondeu que Portugal é pela "defesa de um acordo" que foi negociado entre a União Europeia e o Governo britânico, como tem afirmado o primeiro-ministro português, António Costa.

"Não está no horizonte a renegociação do acordo", acrescentou o Presidente da República.

Segundo o chefe de Estado, nesta matéria "o primeiro ponto é unidade na posição europeia, que tem existido e deve continuar a existir".

Marcelo Rebelo de Sousa salientou também a importância da "defesa dos direitos dos portugueses que vivem no reino Unido, em simultâneo com a salvaguarda dos direitos dos cidadãos britânicos que vivem em Portugal".

Por último, referiu-se à "preparação de um programa que, aliás, já foi anunciado pelo Governo, para uma situação de emergência, que não é a desejada, e que seria a de uma saída sem acordo".

Na sua intervenção inicial, o Presidente da República referiu-se à Bulgária como "um país amigo, parceiro e aliado", com quem Portugal tem "sólidas relações políticas" e cujas relações económicas bilaterais "têm amplo espaço para se desenvolver".

Portugal e a Bulgária convergem "na defesa de uma Europa mais justa, mais solidária e mais coesa" e são aliados na Aliança Atlântica, referiu.

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o Presidente da Bulgária, Ruman Radev, e a sua mulher, Desislava Radeva, na Praça do Império, com honras militares, e depois os dois chefes de Estado reuniram-se no Palácio de Belém.

Hoje ao final do dia, o Presidente da República oferecerá um jantar em honra do seu homólogo búlgaro no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+