Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CDS propõe nova comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos

29 jan, 2019 - 21:03 • Susana Madureira Martins , com redação

A notícia foi conhecida após o Ministério Público autorizar que a auditoria à gestão do banco público seja disponibilizada aos deputados.

A+ / A-

Veja também:


O CDS vai propor uma nova comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD).

A notícia foi conhecida pouco depois de o Ministério Público autorizar que a auditoria feita pela Ernst and Young (EY) à gestão do banco público seja disponibilizada aos deputados.

Em declarações à Renascença, o vice-presidente do grupo parlamentar do CDS, João Almeida, diz estarem reunidas as condições para ser constituídas uma nova comissão parlamentar de inquérito (CPI).

“Conhecida a posição da Procuradoria-Geral da República, que vem no sentido daquilo que o CDS sempre defendeu, que o Parlamento devia ter acesso a esta informação, entendemos que a comissão parlamentar de inquérito é o instrumento certo para tratar esta informação”, afirma João Almeida.

O deputado do CDS considera que a CPI vai permitir “concluir um trabalho que já podia estar feito há dois anos e só não o foi porque PS, Bloco de Esquerda e PCP fecharam a anterior comissão de inquérito no momento em que esta informação vinda da Caixa Geral de Depósitos podia chegar ao Parlamento”.

A Caixa Geral de Depósitos também já fez saber que vai enviar ao Parlamento a auditoria feita pela EY, após a consultora "expurgar as questões de sigilo bancário".

"A CGD vai pedir à EY que expurgue questões de sigilo bancário, após o que enviará a auditoria para o parlamento", afirmou a mesma fonte, acrescentando que o banco "solicitou ao Banco de Portugal e à PGR [Procuradoria-Geral da República] a autorização para enviar a auditoria à Assembleia da República".

Uma versão da auditoria da EY à CGD relativa ao período 2000-2015, com data de dezembro de 2017, refere que os administradores do banco público receberam "remuneração variável" e "voto de confiança", mesmo com resultados negativos.

A auditoria aponta "importantes insuficiências" organizacionais que poderão ter contribuído para decisões pouco fundamentadas na concessão de crédito.

Foram detetadas sete operações de concessão de crédito com risco grave ou elevado e perdas, só nestas, de mais de 1.000 milhões de euros, entre as quais as operações de financiamento da fábrica da La Seda de Barcelona, em Sines.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+