A+ / A-

Loum

"Mister, eu quero jogar a Champions". A ambição do alvo do FC Porto

29 jan, 2019 - 12:45 • José Pedro Pinto

Médio senegalês em destaque no Moreirense, é apontado ao Dragão. João Aroso orientou Loum na equipa B do Sporting de Braga.

A+ / A-

O FC Porto é um "patamar" para o qual Mamadou Loum tem vindo a dar "passos seguros". É com esta interpretação que João Aroso avaliza o interesse dos dragões no médio senegalês que tem estado em destaque no Moreirense, por empréstimo do Sporting de Braga.

De acordo com o diário desportivo "O Jogo", os campeões nacionais olham com particular interesse para Loum, um dos pêndulos do meio-campo dos cónegos, equipa-sensação da Primeira Liga.

João Aroso orientou Loum na equipa B dos arsenalistas, em 2016/17 e revela, em Bola Branca, a tremenda ambição que o atleta tem em dar o "salto" para o topo do futebol português.

"Algo que é curioso e que eu posso revelar, contexto dessa sua vontade e ambição muito grande de aprender e evoluir é que ele dizia-me: 'Mister eu quero jogar na Liga dos Campeões, eu quero jogar lá'. Esse é um detalhe interessante para quem estava na equipa 'B' do Braga e os passos seguros que tem dado essa época bem como este rendimento tem-no projetado para algo que faz pensar que essa realidade não está assim tão longe", começa por dizer o treinador.

É certo que ainda há parâmetros técnico-táticos a limar mas de uma coisa Sérgio Conceição pode ter a certeza: o clima de exigência que se sente no FC Porto será correspondido por um jogador que cobra de si próprio, sendo capaz de uma auto-crítica constante.

"Ele coloca essa pressão nele, em cada momento, em cada passe, em cada receção. Ele tem isso dentro dele e, resultado disso e obviamente dos atributos, tem muito desta mentalidade de querer chegar lá, querer evoluir. Eu acredito que ele pode ir para outros patamares. Se nós lembrarmos do Danilo [Pereira], que tem características semelhantes, evoluiu muito na última época no Marítimo antes de ir para o FC Porto, porque era um jogador que, a dada altura na sua carreira, não se projetava um patamar onde ele está agora", sinaliza João Aroso.

Ora, é precisamente tendo em vista os recentes problemas físicos constantes do internacional português que o FC Porto pensa em Loum como uma alternativa para dar fibra à linha média. No Moreirense, o senegalês de 22 anos e 1m88 tem jogado fora da sua posição de origem.

"No 4-3-3 do Moreirense ele é mais um '8' do que propriamente um '6'. E eu vejo-o mais como um '6'. Se quiséssemos perspetivar no FC Porto, apenas porque há este dado do interesse, veria o Loum mais aquela posição do Danilo, que é um jogador com semelhanças. Pese embora que ainda tenha de evoluir nalguns detalhes, está muito melhor na receção e passe mas ainda é um jogador que por vezes revela algumas dificuldades na receção. Ainda são detalhes que tem de melhorar", conclui.

"O Jogo" explica, esta terça-feira, que António Salvador não abre mão de um encaixe financeiro de sete a oito milhões de euros por Loum. E é precisamente no momento da negociação financeira que o entendimento entre clubes poderá eventualmente estancar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+