Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reportagem

Em fuga do desemprego e da violência, há uma nova vaga de brasileiros a chegar

29 jan, 2019 - 11:19 • Caio Marinho

Mais de 3,5 milhões de pessoas saíram do Brasil em 2018. Portugal é um dos três países preferidos pelos brasileiros quando saem do país.

A+ / A-

A mesma crise económica e politica que levou milhares de brasileiros às ruas fez também com que três milhões e meio de pessoas saíssem do pais em 2018. Os três destinos mais procurados são os Estados Unidos, Japão e Portugal.

Delania Malvina, que mora há sete meses em Portugal, conta porque é que deixou o Brasil para viver na Europa.

"Eu e o meu marido viemos para Lisboa por causa da violência do Brasil e também pelas condições do mercado de trabalho, não havia para onde a gente rentabilizar melhor as nossas vidas e percebemos que com as reservas financeiras que tínhamos, seria viável passar um tempo fora do pais", conta à Renascença .

De acordo com o relatório anual de imigração, divulgado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em 2015 Portugal tinha pouco mais de 82 mil brasileiros a morar legalmente no país.

Dois anos depois, foram registadas mais 85 mil pessoas, um aumento de 5,1 % face a 2016. No ano de 2017, foram contabilizados quatro mil cidadãos a mais do que em 2016.

Dos títulos de residência emitidos em 2017, mais de 1.500 foram para estudantes e quase mil para trabalho.

O distrito de Lisboa é o mais representativo, com quase 35 mil brasileiros legalizados, sendo que cerca de 70% dos imigrantes têm entre 20 e 49 anos.

Guilherme Baleiro, de 35 anos, integra este grupo. Estava com dificuldades em encontrar trabalho no país-natal e, por isso, veio para Portugal tentar a sorte.

A morar cá há sete meses, o brasileiro trabalha atualmente como empregado de mesa em Tomar, no distrito de Santarém. À Renascença diz que a procura de emprego foi difícil quando chegou ao país.

"O começo foi bem difícil, nos meus dois primeiros meses em Lisboa passei por quatro ou cinco trabalhos diferentes, confesso que estava quase desistindo e voltando para o Brasil", remata Guilherme Baleiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Gabriela
    31 jan, 2019 Niterói 12:45
    Acredito q atualmente os brasileiros q estão indo, não eh mais pela falta do emprego, pois quem quer trabalhar mesmo, tem lugar. No meu caso penso em ir mais por causa da violência do Rio e melhor qualidade de vida, e tenho cidadania. Aos brasileiros q estão indo ilegais e estão achando q lá será td as mil maravilhas em questão de emprego, e sem planejamento, vao se dar mal.

Destaques V+