Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Drones causam 53 incidentes em 2018

27 jan, 2019 - 12:02 • Lusa

O número tem vindo a aumentar. Ocorrências deram origem, no ano passado, a 10 processos de contraordenação.

A+ / A-

Só em 2018, houve mais incidentes com drones nas proximidades dos aeroportos portugueses do que no total dos três anos anteriores. Entre 2015 e 2017, foram registadas 59 ocorrências, enquanto no ano passado o número ascendeu a 53.

Os dados são avançados pela Agência Nacional de Aviação Civil que, em declarações à agência Lusa, refere que 53 destas ocorrências "foram comunicadas" pelas tripulações.

Os aparelhos foram avistados nas imediações dos aeroportos, nos corredores aéreos de aproximação ou na fase final de aterragem.

Estes incidentes têm sido cada vez mais comuns nos últimos anos. Se, em 2013 e 2014, o regulador do setor da aviação não recebeu qualquer denúncia sobre este tipo de incidentes, em 2015 já foram comunicadas cinco ocorrências.

No ano seguinte, o número subiu para 17 e, em 2017, verificaram-se 37 incidentes com drones. Em três anos, os aeroportos de Lisboa, do Porto e de Faro somaram 59 ocorrências.

Em 2018, segundo o regulador da aviação civil, "foram instaurados 10 processos de contraordenação relativos a operação com drones", uma vez que o regulamento da ANAC proíbe o voo destes veículos aéreos não tripulados a mais de 120 metros de altura e nas áreas de aproximação e de descolagem dos aeroportos nacionais.

Dos 53 incidentes ocorridos no ano passado, alguns referem-se apenas ao avistamento dos aparelhos, mas outros obrigaram à suspensão de voos enquanto os drones não abandonassem a zona.

Um desses casos ocorreu a 21 de agosto, quando um drone caiu na pista do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pouco depois de um avião alertar para a presença do aparelho a sobrevoar aquela zona. A operação aérea esteve interrompida durante oito minutos.

A PSP identificou e constituiu arguido o proprietário do aparelho, um fotógrafo profissional que perdeu o controlo do drone, apreendido pela polícia.

Já no final do ano passado, no aeroporto de Gatwick (o segundo maior do Reino Unido), 915 voos foram cancelados por avistamento de dois drones nas proximidades do terminal aéreo. Mais de 120 mil passageiros foram prejudicados – isto, a poucos dias do Natal.

No Reino Unido, o uso de drones perto de aeroportos é punido com pena de prisão até cinco anos.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FIlipe
    27 jan, 2019 évora 14:01
    A culpa é dos Governos que não são capazes de lidar com estas brincadeiras umas de crianças outras de adultos . Devia ser criado sinalização adequada e zonas Municipais onde fosse Livre voar com essas coisas fora dos centros urbanos . Tal como o aeromodelismo que não se vê e se sabem de incidentes com helicópteros e aviões de miniatura de combustão a gasolina , por vezes até mais rápidos e volumosos que os drones , estes só poderiam voar em zonas para o efeitos .

Destaques V+