Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reutilizar livros escolares vai dar prémios

24 jan, 2019 - 08:53

“Queremos pôr todas as escolas a lutar pela reutilização”, diz a secretária de Estado.

A+ / A-

É lançada esta quinta-feira uma campanha para promover a reutilização dos livros escolares. No final deste ano letivo, as 20 escolas públicas que mais livros tenham registado na plataforma Mega - o portal de distribuição dos manuais - recebem 10 mil euros cada.

Além do prémio monetário, existe um selo para distinguir 100 escolas como exemplos de boas práticas de reutilização, segundo noticia o “Público”.

O prémio foi criado pelo Governo para “dar um impulso à medida e fazer a reutilização avançar”, disse ao jornal a secretária de Estado adjunta e da Educação.

“Queremos pôr todas as escolas a lutar pela reutilização”, sublinhou Alexandra Leitão.

No fim das aulas, o ministério vai fazer o ranking dos estabelecimentos que mais reutilizaram - um cálculo feito a partir do número de manuais que cada escola regista no portal dos manuais, a plataforma Mega, onde são feitas as “encomendas”. No início do ano lectivo 2019/20, cada uma das 20 melhores recebe dez mil euros e tem liberdade para decidir onde investir o dinheiro.

O jornal lembra que no ensino básico, no qual os manuais são mais baratos, um livro custa em média oito euros. Multiplicar oito por 81 mil dá 648 mil euros.



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+