Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estação de Santa Apolónia pode vir a ter hotel

27 jan, 2016 - 11:42

Há exemplos semelhantes bem sucedidos, como o da estação do Rossio, que gera uma renda anual de um milhão de euros.

A+ / A-

O presidente da Infra-estruturas de Portugal (IP), António Ramalho, revelou, esta quarta-feira, que a estação de Santa Apolónia, em Lisboa, manterá o terminal ferroviário, mas com aproveitamento comercial, admitindo mesmo a possibilidade de vir a ter um hotel.

"Gostaríamos de ter a estação de Santa Apolónia valorizada, com terminal ferroviário, mas aproveitamento comercial, porque do outro lado estará o Terminal de Cruzeiros", afirmou António Ramalho, quando questionado pelo deputado do PCP Bruno Dias sobre os planos para a estação de comboios de Lisboa.

A pergunta surge depois de na semana passada os representantes de organizações sindicais da ex-REFER terem denunciado "o despejo de trabalhadores de instalações que aos poucos estão a ser objecto de negócios imobiliários".

Na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, António Ramalho admitiu a possibilidade de Santa Apolónia vir a ter um hotel, dando o exemplo bem-sucedido com outros imóveis detidos pela empresa pública, como a estação do Rossio que gera uma renda anual de um milhão de euros.

Ainda assim, o responsável garantiu que os planos para a estação de comboios de Santa Apolónia mantêm a sua vocação de terminal ferroviário.

"Estamos a tentar valorizar as estações", realçou, dando ainda o exemplo da estação de São Bento, no Porto, "uma das mais bonitas do mundo", que recebe cerca de 4.000 visitantes por ano que não andam de comboio.

Sem precisar o plano para a estação de comboios portuense, o responsável adiantou que "as laterais tinham carros de bombeiros e ferro velho de antigas composições", considerando que não era "um exemplo a manter".

Sobre sucessivas mudanças do posto de trabalho dos funcionários da antiga Refer e da Estradas de Portugal, na sequência da fusão das duas empresas públicas, António Ramalho desvalorizou a questão, referindo que apenas 13 pessoas terão que fazer três mudanças e que há trabalhadores a mudarem-se do Palácio Coimbra para Santa Apolónia, que distam 100 metros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    28 jan, 2016 Santarém 22:54
    Cara lavada e reabilitar toda a zona envolvente que se encontra bastante degradada é de facto uma necessidade para essa zona, além de outras!

Destaques V+