A+ / A-

Tem planos para escalar o Everest? Plano de limpeza vai reduzir o número de alpinistas

21 jan, 2019 - 09:50 • Redação com agências

Podem ser menos de 300 por ano e a temporada de escalada será restringida à primavera.

A+ / A-

A China vai reduzir em um terço, o número de alpinistas autorizados a escalar o Monte Everest, a partir do Norte. A medida está relacionada com os planos para limpar a montanha mais alta do mundo.

O número total de alpinistas que tentam alcançar o topo do Everest, a 8.850 metros de altitude, a partir do norte, serão limitados a menos de 300, e a temporada de escalada será restringida à primavera, informou a agência noticiosa oficial Xinhua.

Os esforços de limpeza incluirão a recuperação dos corpos de alpinistas que morreram a mais de 8.000 metros de altitude, detalha a agência.

A China montou estações para classificar, reciclar e recolher lixo da montanha, que inclui latas, sacos plásticos, equipamentos de cozinha, tendas e tanques de oxigênio.

Do lado nepalês, os organizadores de expedições de montanhistas começaram a enviar sacos de lixo com os alpinistas, que durante a temporada de escalada coletam o lixo, que é depois transportado por helicóptero.

Em 2017, 648 pessoas chegaram ao topo do Everest, incluindo 202 do lado norte, de acordo com a organização sem fins lucrativos Himalayan Database. Seis pessoas morreram.

Todos os anos, cerca de 60 mil alpinistas e guias visitam esta zona, recorda o " The Guardian".

O Everest divide-se entre a China e o Nepal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+