Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irlanda “intensifica preparativos” para Brexit desordenado

15 jan, 2019 - 23:43 • Lusa

Governo de Dublin lamenta aumento da "incerteza" e de risco de saída da União Europeia sem acordo.

A+ / A-

O Governo irlandês afirmou esta terça-feira que a rejeição pelo parlamento britânico do acordo do 'Brexit' aumenta a "incerteza" sobre o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), abrindo a porta a um divórcio sem acordo.

"Lamentavelmente, o resultado da votação de hoje aumenta o risco de um 'Brexit' desordenado. Em consequência, o Governo vai continuar a intensificar os preparativos para um tal resultado", declarou num comunicado o executivo de Leo Vardakar.

O parlamento britânico rejeitou esta terça-feira o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia negociado pelo Governo de Theresa May com Bruxelas, por 432 votos contra e apenas 202 a favor.

O comunicado adianta que o conselho de ministros se reuniu hoje em Dublin para "tratar pormenorizadamente" dos "preparativos" para enfrentar um 'Brexit' sem acordo.

"O Governo irlandês reconhece, no entanto, que um 'Brexit' desordenado é um mau resultado para todos, incluindo a Irlanda do Norte. Não é demasiado tarde para o evitar e pedimos ao Reino Unido que proponha como resolver este impasse urgentemente", refere ainda.

Após ser conhecida a derrota do Governo conservador de Theresa May, o líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, apresentou uma moção de censura contra o executivo que será debatida e votada na quarta-feira e que, a ser aprovada, poderá desencadear a convocação de eleições legislativas antecipadas.

Estava previsto que o Reino Unido deixasse a UE no final de março de 2019, dois anos após o lançamento oficial do processo de saída e quase três anos após o referendo, que viu 52% dos britânicos votarem a favor do 'Brexit'.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+