23 abr, 2024 - 08:00 • André Rodrigues
A Comissão Europeia abriu uma investigação ao TikTok Lite.
Em causa está um programa que permite aos utilizadores ganhar pontos por cumprirem determinadas tarefas dentro da aplicação.
O Explicador Renascença esclarece.
É uma versão do TikTok, disponível em exclusivo para smartphones com sistema Android.
Como o próprio nome diz, é uma versão mais leve, que ocupa menos memória no telemóvel e que permite aceder ao TikTok através de equipamentos menos avançados.
Por causa do chamado programa de recompensas que atribui pontos aos utilizadores que cumpram determinadas tarefas na aplicação.
Por exemplo, logins diários, gostar de vídeos, seguir contas de criadores de conteúdos, convidar amigos e assistir aos vídeos impostos pelo algoritmo.
Para ter direito a uma recompensa, cada utilizador tem de estar, pelo menos, uma hora a consumir conteúdos.
Por outro lado, quem aderir a esta funcionalidade, tem de provar que é maior de 18 anos para poder ganhar essas recompensas.
Não. Em "tokens".
Ou seja, em criptomoedas que os utilizadores ganham se fizerem login na aplicação durante dez dias, se passarem entre uma hora e e uma hora e meia a assistirem a vídeos ou realizarem operações simples como gostar de vídeos ou seguir criadores.
Estas criptmoedas podem ser trocadas por cartões presente para compras em sites como a Amazon.
As expressões utilizadas pelo comissário europeu do Mercado Interno são reveladoras: "O TikTok Lite pode ser tão tóxico e viciante como os cigarros light", sobretudo para os utilizadores mais jovens.
E porquê? Precisamente porque obriga a longos períodos de consumo de conteúdos para ter acesso ao programa de recompensas.
É outro problema. A ausência de mecanismos eficazes de verificação da idade no TikTok. Ou seja, qualquer pessoa com menos de 18 anos consegue registar-se, sem dificuldade.
Mas não é tudo: A Lei dos Serviços Digitais exige que as plataformas online apresentem um relatório de avaliação de riscos, antes de introduzirem novas funcionalidades. Pois bem, de acordo com Bruxelas, não foi esse o caso.
Por tudo isto, a Comissão avançou com uma “investigação aprofundada e com caráter prioritário".
O TikTok tem até esta quarta-feira, dia 24, para apresentar a sua defesa. A partir daí, Bruxelas pode mesmo avançar com a suspensão do TikTok Lite.
Não. No espaço europeu, o TikTok Lite só foi lançado em Espanha e em França.