Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Bolsonaro abandona Pacto Global para a Migração

08 jan, 2019 - 22:18 • Redação

Telegrama diplomática adianta que o Brasil não deverá "participar de qualquer atividade relacionada com o pacto ou a sua implementação".

A+ / A-

O novo Governo de Jair Bolsonaro pediu à diplomacia brasileira que comunique à ONU a saída do Pacto Global para a Migração, que tinha sido subscrito em dezembro no final da presidência de Michel Temer.

A notícia foi avançada pela BBC Brasil, que teve acesso ao telegrama enviado às representações diplomáticas nas Nações Unidas e junto da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

O documento adianta que o Brasil não deverá "participar de qualquer atividade relacionada com o pacto ou a sua implementação".

A decisão cumpre uma das promessas de campanha do novo Presidente Jair Bolsonaro, que tomou posse a 1 de janeiro.

O Pacto Global para as Migrações foi aprovado a 10 de dezembro do ano passado, em Marraquexe.

O pacto, fruto de 18 meses de consultas e negociações entre os Estados-membros da ONU, tem como base um conjunto de princípios – como, por exemplo, a defesa dos direitos humanos, dos direitos das crianças migrantes ou o reconhecimento da soberania nacional.

O texto enumera ainda 23 objetivos e medidas concretas para ajudar os países a lidar com as migrações, nomeadamente ao nível das fronteiras, da informação e da integração, e para promover “uma migração segura, regular e ordenada”. Tudo para que todos os migrantes conheçam os seus direitos e deveres.

Estados Unidos, Israel, Polónia, Áustria e República Checa estão entre os países que rejeitaram este pacto global promovido e negociado sob os auspícios das Nações Unidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    09 jan, 2019 15:54
    Então isto significa que finalmente podemos expulsar a escumalha pró-Bolsonaro de Portugal?

Destaques V+