Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

E-toupeira. SAD do Benfica ilibada, Paulo Gonçalves vai a tribunal por corrupção

21 dez, 2018 - 14:54

Juíza de instrução Ana Peres ilibou a SAD encarnada dos 30 crimes que era imputada: falsidade informática, oferta ou recebimento indevido de vantagem e corrupção ativa.

A+ / A-

A SAD do Benfica não vai a tribunal no âmbito do caso "e-toupeira", depois de ter sido ilibada dos 30 crimes de que era acusada. Já Paulo Gonçalves, antigo assessor jurídico da SAD benfiquista, foi indiciado pelo crime de corrupção ativa e irá responder em tribunal.

A juíza Ana Peres considerou que a SAD do Benfica não cometeu nenhum dos 30 crimes de que era acusada: falsidade informática, corrupção ativa e oferta ou recebimento de vantagem indevida. Deste modo, não se esperam quaisquer consequências desportivas.

Já Paulo Gonçalves e José Augusto Silva terão de responder em tribunal. O oficial de justiça esperará pelo julgamento em liberdade, depois de ter esperado pela decisão da juíza em prisão domiciliária.

O antigo assessor jurídico da SAD do Benfica está acusado de 29 crimes: um de corrupção ativa, seis de violação de segredo de justiça, 11 de acesso indevido a informação e 11 de violação do dever de sigilo.

Já José Silva, oficial de justiça, responde por 26 crimes: um de corrupção passiva, seis de violação do segredo de justiça, nove de acesso indevido a informação, nove de violação do dever de sigilo e um de peculato.

A juíza do Tribunal Central de Instrução Criminal anunciou ainda que os atos de Paulo Gonçalves não poderão ser imputados a uma pessoa coletiva, ou seja, à SAD do Benfica.

Júlio Loureiro, oficial de justiça, foi também ilibado de todos os 58 crimes que era imputado, nomeadamente o crime de corrupção passiva.

O Ministério Público tinha pedido que o processo "e-toupeira" seguisse para julgamento, reiterando que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, tinha conhecimento das ações de Paulo Gonçalves.

"Os arguidos aceitaram as ofertas. A SAD do Benfica, por intermédio, de Paulo Gonçalves, aceitou as informações que ia recebendo, que funcionava como uma recompensa para os mesmos continuarem a dar informações. Em casos de corrupção dificilmente há prova tão vasta ou cristalina como neste caso", afirmou Válter Alves, procurador na fase de instrução e responsável pela acusação do MP.

O Ministério Público terá 20 dias para recorrer da decisão.

[Atualizado às 17h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    22 dez, 2018 Lisboa 13:19
    Ena pá! o zbortingue das invasões a academias e do cashball e o fêquêpê do apito dourado e das invasões a recintos de árbitros, devem estar a deitar espuma pela boca ...
  • Civilização em perigo
    22 dez, 2018 Almada 12:07
    Muito assustador e o poder democraticamente eleito não diz nada. Paulo Gonçalves não tem nada a ver com a SAD do Benfica, como é possível? Quem beneficiou? SAD ilibada dos 30 crimes de que era acusada, isto é o descrédito total na justiça pois ou o MP ou o Tribunal erraram na avaliação. Estes erros só são admitidos ao cidadão comum. E quando isto acontece com o cidadão comum anónimo que os media do 3º mundo ignoram?
  • Juíz Vermelho
    21 dez, 2018 Catedral da Luz 22:52
    Por acaso até tenho pena que tenha sido assim. Preferia um grande e mediático processo, onde se veriam o fêquêpê e o zbortingue a salivar, seguido de uma sentença de total inocência do SLB - e aí gostaria de ver as caras de parvos da Santa Aliança - e obviamente do pedido de indemnização monstruosa que o SLB por certo não deixaria de exigir. Não pode ser... Paciência. Agora é seguir com as queixas de difamação e ofensa ao bom nome, e claro, crucificar os bloggers que andaram a divulgar emails truncados, eles e quem lhes pagou para isso. A procissão ainda vai no adro ...
  • Filipe
    21 dez, 2018 évora 22:34
    Só por aqui e talvez devido também aos Advogados ilustres , não certamente Oficiosos , a incompetência , inabilidade e incúria do Ministério Público . Quando andam vozes do Sindicato do MP apregoando que tem acabado com tudo ... criminal , afinal de contas andam mas é a brincar com as leis ou ao Carnaval . Uma vergonha , o Direito é aplicado e ensinado nas mesmas Universidades onde se formam , esses do MP , os advogados e juízes , mas depois aparecem estas discrepâncias tal como o branco está para o preto , não tem nada que se aproveite . Na justiça atual em Portugal uns dizem que 1 1 é igual a 1 e outros afinal 1 1 é igual a dois . Nojenta a atuação do MP . Vão para escola aprender a lidar com os Direitos Humanos .
  • Manuel
    21 dez, 2018 Moura 18:03
    É uma vergonha a Justiça em Portugal ! É mesmo para rir.
  • Anonimo
    21 dez, 2018 Porto 17:07
    Para esse senhor só lhe digo que esteja calado, pois esquece que o Sporting está envolvido no caso Cashball.
  • Americo
    21 dez, 2018 Leiria 16:36
    É para rir ???????????????

Destaques V+