Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tancos. Detido ex-militar que tinha escapado à operação da PJ

19 dez, 2018 - 09:43

É suspeito de ter dado informações, a troco de dinheiro, ao grupo que assaltou os paióis de Tancos e vai ser ouvido esta quarta-feira em tribunal.

A+ / A-

É o nono suspeito do assalto a Tancos e foi agora detido pela Polícia Judiciária, depois de ter passado ao lado da operação de segunda-feira, em que foram detidos oito suspeitos do roubo aos paióis.

A notícia é avançada esta quarta-feira pelo “Diário de Notícias”, segundo o qual o ex-militar terá entrado há pouco tempo na GNR e estava colocado na base de Tancos na altura do roubo.

É suspeito de ter dado informações, a troco de dinheiro, ao grupo que assaltou os paióis. Na altura, estava contratado pelo Exército e informado os assaltantes sobre as rotinas de segurança e sobre o material que estava guardado.

Segundo o jornal, o ex-militar não se encontrava em qualquer das moradas previstas pelos investigadores e estaria de férias em Espanha. Não chegou a ser detetado na inspeção interna do Exército, que instaurou três processos disciplinares, e escapou ainda à operação de segunda-feira, levada a cabo pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e pela PJ.

O suspeito vai ser apresentado esta quarta-feira ao juiz de instrução criminal.

O furto do material militar, entre granadas, explosivos e munições, dos paióis de Tancos foi noticiado em 29 de junho de 2017. O caso ganhou importantes desenvolvimentos em 2018, tendo sido detidos, numa operação do Ministério Público e da Polícia Judiciária, sete militares da Polícia Judiciária Militar (PJM) e da GNR, suspeitos de terem forjado a recuperação do material em conivência com o presumível autor do roubo.

Dois dos detidos eram o diretor da PJM e um civil (que já foi militar), principal suspeito da prática do furto, encontrando-se ambos em prisão preventiva.

Na segunda-feira, a Polícia Judiciária deteve oito pessoas (todas civis) e realizou dezenas de buscas na zona Centro e Sul do país, por suspeitas de crimes de associação criminosa, furto, detenção e tráfico armas.

Cinco suspeitos ficaram em prisão preventiva; três vão aguardar o desenrolar do processo com termo de identidade de residência (TIR).

Deste grupo de três elementos, um fica também impedido de se ausentar do país e de contactar com os restantes arguidos.

O caso do assalto a Tancos levou à demissão de Azeredo Lopes do cargo de ministro da Defesa e à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, cujas audições começam em janeiro. Vão ser ouvidas 63 personalidades.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+