Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gaia vai ter menos carros e mais espaço para peões na Avenida da República

19 dez, 2018 - 00:11 • Isabel Pacheco, com redação

O projeto da autarquia está orçado em 11 milhões de euros e promete devolver a maior avenida da cidade aos peões.

A+ / A-

A cidade de Vila Nova de Gaia entra em obras em 2019 para tornar a Avenida da República parcialmente pedonal, mais bonita e com menos carros.

O projeto da autarquia está orçado em 11 milhões de euros e promete devolver a maior avenida da cidade aos peões.

A Câmara de Gaia quer dar nova centralidade aquela que é a maior avenida da cidade, através de um plano de urbanização que prevê mais espaços a pensar nas pessoas e menos nos automóveis.

“Não vamos pedonalizar totalmente a Avenida da República, isso era impossível, mas criar corredores de maior pedonalização e apropriação por parte dos cidadãos. Isso implica utilizar alternativas de atravessamento à Avenida da República e fazer circular mais transporte público e menos transporte individual”, explica à Renascença o autarca Eduardo Vítor Rodrigues.

O plano prevê mais espaços verdes e a realização de obras que vão melhorar a “qualidade paisagística maior” e “embelezar” aquela zona da cidade, isso “implica controlar o crescimento urbanístico”, afirma o presidente da Câmara de Gaia.

Estão também pensadas medidas para evitar dificuldades a quem quer chegar até ao centro da cidade. Para isso, Eduardo Vítor Rodrigues aponta algumas respostas, a começar por “transporte público cada vez mais eficiente”.

“Quando tentamos suprimir as travessias na Avenida da República damos velocidade ao Metro. E se dermos mais velocidade ao Metro, que na Avenida da República tem muitos semáforos, vamos ter mais Metro a circular, com maior frequência.”

A autarquia aposta também na criação de alternativas, com a Avenida de D. João II (VL9) e a futura ponte D. António Francisco dos Santos, que ligará Gaia a Campanhã, além da criação de novas zonas de estacionamento.

O projeto quer mudar a vida de quem vive e trabalha em Vila Nova de Gaia, admite Eduardo Vitor Rodrigues, que aponta outro propósito: colocar um travão à especulação imobiliária.

Orçado em 11 milhões de euros, o projeto da Avenida da República deverá estar concluído em três anos. As obras deverão arrancar em meados de 2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+