Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. Armando Esteves ordenado bispo. “É uma prenda para si, D. Manuel Linda"

16 dez, 2018 - 20:20 • Liliana Carona

Foram precisos dois templos para acolher todos os que quiserem participar da celebração.

A+ / A-

“Eis a tua mãe” (Jo 19,26) é o lema do novo bispo auxiliar do Porto. A cerimónia de ordenação episcopal de D. Armando Esteves Domingues decorreu este domingo, em Viseu, tendo sido necessários dois templos para acolher todos os que quiserem participar da celebração: a Sé Catedral de Viseu e a Igreja da Misericórdia, esta última com ecrãs, foram o palco de um dia importante para as dioceses do Porto e de Viseu.

Da leitura do Mandato Apostólico pelo Núncio, D. Rino Passigato, seguiu-se a leitura da homilia proferida por D. António Luciano, bispo de Viseu, que, em contexto de Natal e em ano missionário, envia uma prenda especial à diocese do Porto. "Neste ano missionário, enviamos-te como bispo para a diocese do Porto, é uma prenda, sr. D. Manuel Linda, para si e para a diocese do Porto, o caríssimo D. Armando, consciente da missão que o Senhor Jesus te chama ao seres Bispo Auxiliar do Porto, deixa que te diga o seguinte: identifica sempre a tua vida com Cristo”, destacou o prelado diocesano de Viseu.

D. Armando Domingues disse "sim" ao convite de Papa Francisco para ser bispo auxiliar do Porto e, sob o lema “Eis a tua mãe”, deixa uma certeza ao bispo da diocese do Porto: “Ao sr. D. Manuel Linda, já meu bispo titular, deixo a certeza da minha unidade, o meu empenho em deixar que Deus faça o melhor através de mim, para bem da diocese do Porto e dos homens e mulheres que ali vivem. Agradeço-lhe a confiança que me tem manifestado e agradeço-lhe a ajuda e até correção fraterna que, em qualquer momento, me entenda fazer, para meu bem e bem da Igreja.”

A cerimónia de ordenação episcopal de D. Armando Domingues foi presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, teve como bispos coordenantes D. Manuel Linda, bispo do Porto, e D. Ilídio Leandro, bispo emérito da diocese de Viseu.

D. Armando Esteves Domingues é bispo auxiliar do Porto sob o lema: “Eis a tua mãe”. “’Eis a tua mãe’ que é o meu lema, seja ela a fazer-nos caminhar por sendas de esperança e por horizontes de nova humanidade realizando a civilização do amor, concluiu D. Armando Esteves Domingues.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+