Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Please stay, UK”. Portugueses lançam campanha europeia contra o Brexit

12 dez, 2018 - 15:53 • Sandra Afonso

Prometemos levar o cricket a sério. Vamos atribuir estrelas Michelin a pratos de “fish and chips”. O que vou fazer com os meus adaptadores de tomadas? São algumas das frases que pode enviar para os amigos britânicos pela internet.

A+ / A-

Um grupo de portugueses decidiu criar postais para travar a saída do Reino Unido da União Europeia. A iniciativa chama-se “Please stay UK” (ou seja, “fica por favor, Reino Unido”).

O objetivo é convencer os britânicos a não abandonarem o projeto europeu, com algum humor à mistura. Tudo a partir de um website que quer envolver todos os Estados-membros.

“Aborda um tema sério, mas também quisemos que fosse divertido na forma. Então, tivemos a ideia de criar postais digitais, em que há um postal para cada um dos países da União Europeia e em que o utilizador pode colocar a sua cara no postal e deixar a sua mensagem de apoio e de solidariedade”, explica à Renascença Celso Martinho, responsável por colocar em prática a ideia de Paulo Azevedo, da Sonae, apoiada pela Fuel e pela Bright Pixel.

O utilizador pode optar por não colocar a sua cara, “mas a piada é colocar a cara, porque achamos que tem um efeito potencialmente viral”.

O projeto tomou forma numa semana e está acessível no site PleaseStayUK.org. É uma iniciativa de portugueses, mas pretende chegar a toda a Europa.

Nas primeiras horas, reuniu mais de cinco centenas de contributos e já ultrapassou várias fronteiras.

“Temos no site um mapa da Europa e já é possível ver a distribuição e a densidade de postais por cada país. Dá um efeito esclarecedor”, diz Celso Martinho.

Os impulsionadores deste movimento defendem que existem desafios que exigem cooperação global e, face a posturas ofensivas de demostração de poder, como a dos Estados Unidos e da Rússia, este é um momento chave para a União Europeia se manter unida, defendem.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Farias
    12 dez, 2018 Loulé 16:20
    Vão trabalhar cambada de possidónios.

Destaques V+