Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novas matrículas chegam no final de 2019

12 dez, 2018 - 10:01

Vai ser constituída por dois grupos de letras e outro central de dois algarismos: "AA-01-AA".

A+ / A-

A passagem à nova série de matrículas, constituída por dois grupos de letras e outro central de dois algarismos, está prevista para o final de 2019.

De acordo com dados disponibilizados pelo Instituto da Mobilidades Terrestre (IMT) à agência Lusa, ainda faltam sensivelmente 500 mil matriculas, para a passagem à nova série, que está prevista para o final do próximo ano.

A nova série passará a ser constituída por dois grupos de duas letras e um grupo central de dois algarismos, mantendo-se a separação entre si por traços: “AA-01-AA”.

Segundo o IMT, a nova série permite atribuir cerca de 28 milhões de matrículas. Adianta também que no futuro vão passar a ser utilizadas as letras Y,K e W (que até agora não eram utilizadas), na sequência do Acordo Ortográfico.

Atualmente, o número de matrícula dos automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é constituído por dois grupos de dois algarismos e um grupo de duas letras, separados entre si por traços.

A primeira matrícula foi registada a 1 de janeiro de 1937 e até 29 de fevereiro de 1992 foi usado o modelo “AA-00-00”. A partir de 1 de março de 1992 foi usado o modelo “00-00-AA”.

Depois desse, começou a utilizar-se a série “00-AA-00”, que permanece até hoje.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+