A+ / A-

revista de imprensa

​Preocupações com o Deutsche Bank nos quatro cantos da UE

29 set, 2016 - 11:27

A situação no banco alemão preocupa os restantes parceiros europeus, que estão na expectativa para saber como é que Berlim vai resolver o problema. Em Bruxelas, pretende-se controlar melhor os “lobbies”.

A+ / A-
Revista de Imprensa de temas europeus (29/09/2016)

“Público” escreve que a Comissão Europeia propõe o registo de transparência obrigatório para as instituições europeias. A ideia passa por endurecer as regras do controlo do “lobbying”. Para já, o registo é voluntário, mas a Transparência Internacional critica, mesmo assim, a timidez das propostas.

No “i” uma referência ao Deutsche Bank, que vendeu uma seguradora no Reino Unido por mil milhões de euros e acalma os mercados, apesar de a sombra de um resgate estatal continuar a pairar.

No “Negócios”, o mesmo tema mas em editorial. O título diz: “Alemanha empurra com a barriga”. Escreve André Veríssimo que “é de uma trágica ironia que a estabilidade financeira do espaço europeu possa vir da Alemanha”, o país que há anos dá “lições de estabilidade e solidez à Europa”. Em Junho, o FMI dizia que o banco alemão foi o que mais contribuiu para o risco global sistémico. Agora Merkel pode ser chamada a intervir e “vai ser curioso ver como é que os alemães vão aplicar as regras que têm imposto” aos restantes Estados-membros.

Já no “JN” mais uma posição dos eurodeputados que se dizem contra a suspensão de fundos comunitários. São os da Comissão do Empego e Assuntos Sociais que não querem que Bruxelas castigue Portugal e Espanha por não terem controlado o défice.

No “DN” a Comissão Europeia investiga a fusão da Bolsa de Londres com a de Frankfurt. Bruxelas teme que a operação, avaliada em 21 mil milhões de euros, limite a concorrência dos mercados. É uma preocupação que vem referida também no “Le Figaro”.

Ainda no diário francês, um título a propósito do Brexit: “Bruxelas e Londres preparam-se para uma confrontação musculada”. O tema faz parte também da capa do “The Times” inglês com uma entrevista ao chefe de negócios alemão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+