A+ / A-

PJ apreende pergaminho que esteve à venda na internet

20 nov, 2018 - 11:59

O documento é do séc. XIV e está relacionado com mandado do rei para a entrega do Castelo de Lisboa.

A+ / A-

A Polícia Judiciária localizou e apreendeu o pergaminho que, no início do mês, foi motivo de notícia por ter sido colocado à venda na internet.

Uma vez divulgada a notícia, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo mostrou interesse em adquirir o documento, mas não conseguiu. A instituição comunicou então o eventual descaminho às autoridades, dando origem a investigação da Polícia Judiciária.

Através da diretoria do Norte e “após proficiente trabalho de recolha de informação e investigação”, a PJ “logrou localizar e apreender um pergaminho, cuja antiguidade remontará ao séc. XIV, relacionado com mandado do Rei para a entrega do Castelo de Lisboa.”, escreve a polícia no comunicado enviado à Renascença.

No documento é transcrita uma ordem do rei, dirigida a Martim Afonso Valente, Alcaide do Castelo de Lisboa, dando-lhe o poder de entregar o referido Castelo em seu nome e da Infanta D. Beatriz, tratando-se de um de três exemplares lavrados à época.

O pergaminho irá agora ser alvo de perícia, no sentido de comprovar a sua autenticidade, e depois entregue à Torre do Tombo, onde sempre deveria ter estado, dado ser o arquivo nacional.

Na Torre do Tombo encontram-se os documentos da Administração Régia, da Casa Real e de instituições ou particulares a seu pedido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    20 nov, 2018 évora 13:18
    Bom , mas o pergaminho foi furtado ? Existe tanta gente no Mundo na posse de obras antigas na qual a PJ não vai "pilhar" as mesmas . Se o pergaminho foi obtido de forma legal e conservado de forma legal , o que a PJ fez foi uma aberração a um Estado de Direito e Democrático . Estava na posse de algum soldado de Hitler que furtou a algum Judeu ? Raios que os partam a todos e todas , vão mas é para o terreno equilibrar o crime que todos os dias Portugal enfrenta com atentados bombistas nas caixas Multibanco e outros com recurso a violência que colocam qualquer cidadão e jovem de Portugal em perigo na via pública , vão trabalhar na prevenção para evitar a greve dos juízes , pois se não houvessem tantos processos , os tribunais estavam mais de metade fechados . Parece que fazem de propósito para alimentar este novelo sem fim que começa no alegado criminoso , passa pelas autoridades criminais , advogados , juízes .... agora comunicação social ... tudo a mamar por conta do povo ... mais de 9 milhões que nada tem haver com assuntos criminais e pagam impostos para esta colmeia sobreviver , vergonha Nacional .

Destaques V+