Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Câmara quer motoristas da Carris a passar multas

19 nov, 2018 - 09:22

Proposta foi aprovada pela autarquia e atribui à empresa competências de fiscalização rodoviária.

A+ / A-

A Câmara de Lisboa quer que os motoristas da Carris passem multas aos condutores que utilizem de forma indevida a faixa destinada aos transportes públicos ou impossibilitem a passagem dos elétricos. A medida está a gerar polémica.

A medida já foi aprovada pela autarquia, mas é contestada, quer pela oposição camarária quer pelo sindicato que representa os motoristas.

O vereador da Mobilidade, Miguel Gaspar, diz que esse será um aspeto a definir pela própria Carris, mas o objetivo da autarquia é ter este novo modelo de cobrança de multas em vigor no próximo ano.

“Foi uma transferência de competências da Câmara para Carris. A partir do momento que seja aprovada na assembleia, a empresa possa a começar a fazê-lo", disse à Renascença Miguel Gaspar, acrescentando que a forma como a medida vai ser posta em prática ainda vai ter de ser definida pela Carris.

O presidente do Sindicato dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal, Manuel Leal, critica o facto de este processo estar a decorrer sem qualquer consulta das organizações sindicais e lembra que passar multas é uma competência da Polícia Municipal. A Carris tem a competência de fiscalizar os títulos dos transportes.

“Esta medida choca com a definição de funções que está estabelecida no acordo de empresa que define claramente quais as funções quer dos motoristas, quer dos trabalhadores da fiscalização que não enquadram qualquer possibilidade de terem uma função como a que foi discutida na Câmara”, explica Manuel Leal à Renascença.

O dirigente sindical diz ainda que os sindicatos estão abertos a negociar esta matéria, mas “se for para criar mais um ramo de negócio para uma empresa privada de vigilância, estão frontalmente contra”.

Na opinião de Manuel Leal, se há dinheiro dever ser para pagar aos motoristas, que não são aumentados há dez anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    19 nov, 2018 Lisboa 22:20
    Ele é a polícia municipal, ele é os marcianos da EMEL, agora são os motoristas da Carris... já agora, o cidadao pagante também pode passar multas, ou o papel que lhe está destinado é o de ser apenas o zé pagante? E ninguém se levanta contra mais este abuso?
  • Pedro Godinho
    19 nov, 2018 Lisboa 12:41
    Está tudo doido. Então agora os condutores, sim, condutores, da CARRIS vão começar a passar multas?? Então como é, param o autocarro no meio da rua e lavram o auto? Ou então enquanto conduzem tentam memorizar as matrículas para depois lavrarem os autos? Mas concentram-se na estrada e na condução, ou nos condutores incumpridores? Mas isto entra na cabeça de alguém com algum juízo? E se a multa depois for impugnada? É a palavra do condutor contra a do infractor? Tenham juízo e deixem-se da caça às multas!

Destaques V+