Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndio na Califórnia. Fumo percorre 280 quilómetros e atinge São Francisco

19 nov, 2018 - 07:06

O último balanço desta tragédia aponta para 80 mortos e 993 desaparecidos. O fogo deflagrou há 11 dias.

A+ / A-

Depois de as autoridades norte-americanas terem dado como desaparecidas 1.276 pessoas, o número foi atualizado esta segunda-feira para 993. De acordo com a ABC News, já há 80 mortos, 77 vítimas do incêndio em Paradise.

O incêndio mais mortífero de sempre nos Estados Unidos foi no Minnesota, onde 450 pessoas morreram. No entanto, este incêndio já é considerado o mais destruidor de sempre, com 13.000 habitações e outras estruturas consumidas pelas chamas.

As autoridades estão preocupadas com as previsões de chuva para os próximos dias. O número de habitações afetadas poderá aumentar e provocar ainda mais desalojados.

Os períodos de chuvas esperados para as regiões atingidas pelo fogo poderão ajudar a combater as chamas, mas provocar inundações e deslizamentos de terras.

Os desalojados encontram abrigo em casas de familiares ou amigos, mas há também quem tenha de acampar ou dormir no carro.

As causas do incêndio ainda estão sob investigação, mas a empresa que fornece energia na região já está a ser apontada como possível culpada. Cabos de energia podiam estar em condições precárias e provocado o incêndio.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, visitou as regiões afetadas no sábado e voltou a afirmar que o incêndio foi causado pela má gestão da floresta, numa crítica às autoriddaes locais.

Especialistas alertam que fogos de grandes dimensões são cada vez mais frequentas naquela região e consideram que os períodos de seca e alterações climáticas são as principais causas.

Os incêndios deflagraram na semana passada no sul e no norte do estado da Califórnia e rapidamente avançaram em várias frentes, alimentados por ventos fortes, destruindo dezenas de milhares de edifícios e obrigando ao encerramento de escolas, ao corte de estradas e à evacuação de localidades inteiras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+