Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Lourenço vem a Portugal à procura de investidores, e não de comerciantes

17 nov, 2018 - 10:46

O Presidente angolano diz que a Sonangol está melhor sem Isabel dos Santos e garante que não trata ninguém como “pessoas especiais”.

A+ / A-

João Lourenço, o presidente de Angola, diz que vem a Portugal à procura de “investidores e não de comerciantes” e anuncia que pretende convidar professores, médicos e enfermeiros portugueses para trabalharem em Angola.

Na primeira grande entrevista, publicada pelo semanário “Expresso”, João Lourenço antecipa a visita que vai fazer a Lisboa na próxima semana dizendo que Portugal e Angola não vão iniciar uma nova relação, “vamos dar continuidade a uma relação de cooperação que data praticamente dos primeiros dias da independência”.

Sobre o que se passa em Angola, João Lourenço desafia o ex-presidente José Eduardo dos Santos a denunciar os corruptos e revela também que ficou surpreendido com a passagem de testemunho do presidente que esteve 38 anos no poder, feita em apenas meia hora.

João Lourenço explica também a exoneração dos filhos do antigo presidente, nomeadamente de Isabel dos Santos da administração da Sonangol, afirmando que “não trato ninguém como pessoas especiais” e concluindo que a empresa está agora “melhor do que estava”.

Sobre o caso Manuel Vicente, informa que ainda se aguarda o despacho do processo no Ministério Público e garante que agiu em defesa do Estado angolano e não em defesa do cidadão, embora tenha pesado o facto de se tratar do antigo vice-presidente.

João Lourenço, o presidente angolano, inicia quinta-feira a sua primeira visita de Estado a Portugal, dez anos depois da última deslocação oficial de um chefe de Estado angolano, com José Eduardo dos Santos, em 2009.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+