Tempo
|
A+ / A-

Mulher e leiga. Católica tem uma diretora na Faculdade de Teologia

17 nov, 2018 - 00:13 • Eunice Lourenço

Ana Maria Jorge é primeira mulher e primeira leiga a dirigir aquele departamento da Universidade Católica.

A+ / A-

Ana Maria Jorge é a nova diretora da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portugal. É uma dupla estreia: é a primeira mulher e a primeira leiga a dirigir a principal faculdade da UCP.

A nomeação, como é habitual para a Faculdade de Teologia, teve de ser aprovada pelo Vaticano e a Renascença sabe que a aprovação já chegou tornando efetivo um lugar que até agora era provisório: Ana Jorge estava a exercer o cargo de forma interina desde a nomeação episcopal de D. José Tolentino Mendonça que foi escolhido pelo Papa para dirigir o Arquivo e a Biblioteca do Vaticano.

Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e doutora em Ciências Históricas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Lovaina, Ana Maria Jorge tem lecionado e feito carreira académica sobretudo na área de História da Igreja e História do Cristianismo.

É professora auxiliar da Faculdade de Teologia e era vice-diretora da Faculdade de Teologia na equipa liderada por José Tolentino Mendonça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+