Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Domingos: "Portugal é melhor do que a Itália e podemos voltar a ganhar"

16 nov, 2018 - 12:45

Antigo avançado esteve no último Itália-Portugal, realizado em San Siro, em novembro de 1993. O jogo da "porcaria" denunciada por Queiroz. Uma derrota que afastou a equipa das quinas do Mundial de 1994.

A+ / A-

Domingos Paciência está convencido que Portugal vai voltar a derrotar a Itália. O antigo internacional português, que há 25 anos jogou pela seleção em Milão, considera que "Portugal é mais forte que a Itália, neste momento". "A nossa equipa está renovada e Fernando Santos tem um leque alargado de opções. Isso é mérito dele. Podemos voltar a ganhar, temos melhores jogadores", observa Domingos, em entrevista à Renascença.

O jogo deste sábado é um regresso da seleção nacional ao San Siro, onde há 25 anos perdeu com os italianos, num jogo que ditou o afastamento da equipa portuguesa do Mundial de 94, que se realizou nos Estados Unidos.

Domingos esteve nesse jogo e fala de "uma derrota ingrata e que nos afastou do Mundial". Carlos Queiroz era o selecionador e no lançamento do jogo, recorda Domingos, disse aos jogadores que não trocava nenhum dos seus jogadores pelos italianos.

A memória de um jogo marcante

"Era uma grande seleção, mas a Itália também tinha uma geração de ouro. Tínhamos ganho 5-0 à Escócia e era necessário ganhar em Itália", mas Portugal, perdeu, por 1-0, com golo de Dino Baggio.

Mas mais do que a derrota, ou a expulsão de Fernando Couto, o desafio ficou marcado pelas palavras finais de Carlos Queiroz. Na sua primeira passagem pela seleção A, O treinador disse que era preciso varrer a porcaria da Federação Portuguesa de Futebol, então liderada por Vítor Vasques.

Era a seleção da geração de ouro, que ficou de fora do seu primeiro Mundial, com Baía, Jorge Costa, Fernando Couto, João Vieira Pinto, Rui Costa, Paulo Sousa e Domingos Paciência, entre outros.

Este sábado, a história é outra. O jogo é às 19h45, de novo em Milão. O relato do Itália-Portugal passa na Renascença. Tudo ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+