Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Setúbal. Protesto de estivadores ameaça paralisar Autoeuropa

14 nov, 2018 - 07:24

A fábrica de Palmela tem pouco espaço e admite que poderá ter de suspender a produção por falta de escoamento.

A+ / A-

Os estivadores do porto de Setúbal em situação precária recusam-se a trabalhar. Exigem um acordo coletivo de trabalho, com melhores condições.

Esta situação está a condicionar dois terminais: o da Autoeuropa, gerido pela empresa Navipor, e o de contentores, da Sadoport, gerido pela empresa Yilport.

O protesto, que paralisa o porto há mais de uma semana, está a afetar o terminal da Autoeuropa, que tem seis mil viaturas prontas para expedição.

A fábrica da Volkswagen está perto de esgotar a sua capacidade de armazenar os carros que saem da linha em Palmela, o que pode levar à suspensão da produção no fim desta semana.

"Esperamos que não se chegue a este limite. Implica a paragem da fábrica por falta de capacidade para armazenar os carros que são produzidos, quer nos parques da fábrica, cais do porto de Setúbal e, excecionalmente, recorrendo à base aérea do Montijo", reconheceu uma fonte oficial da empresa ao "Diário de Notícias".

O porto de Setúbal está a sofrer condicionamentos desde o dia 5, quando os estivadores precários recrutados diariamente pela empresa de trabalho portuário Operestiva deixaram de aparecer. Antes, já estava em curso uma greve ao trabalho extraordinário, cumprida pelos poucos efetivos que servem os terminais da infraestrutura.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+