Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Açores sob aviso laranja por ventos fortes e agitação marítima

14 nov, 2018 - 21:04

O aviso do IPMA entra em vigor a partir das 18h00 de quinta-feira.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja os grupos central e ocidental dos Açores, o primeiro por agitação marítima e o segundo devido à mesma situação e também por ventos fortes.

Em nota do instituto, é estabelecido o aviso laranja no grupo central - Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial - para todo o dia de sexta-feira, embora na quinta-feira haja um aviso amarelo para ventos fortes a partir das 19h00.

Já o grupo ocidental - Flores e Corvo - está sob aviso laranja devido ao vento a partir das 18h00 de quinta-feira e agitação marítima durante toda a sexta-feira.

O grupo oriental - São Miguel e Santa Maria - estará em aviso amarelo na sexta-feira devido à previsão de vento forte e agitação marítima.

O IPMA diz que a depressão Carlos deve posicionar-se na quinta-feira a noroeste do arquipélago dos Açores, deslocando-se para este-sueste e provocando "um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima em toda a região".

O aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Também hoje, a Autoridade Marítima Nacional emitiu uma nota recomendando a "adoção de medidas de precaução, nomeadamente o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas" e "o evitar de passeios junto ao mar, em especial nos molhes, e nas praias".

"A população deve evitar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima e junto à orla marítima, manter uma atitude vigilante, tendo em conta que nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", diz ainda a autoridade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+