Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Justiça brasileira congela bens de Lula da Silva

11 abr, 2018 - 18:50

Em causa está uma alegada dívida superior a 7 milhões de euros.

A+ / A-

A Justiça brasileira ordenou o congelamento dos bens de Lula da Silva e do Instituto Lula para pagar uma dívida de 30 milhões de reais (7,1 milhões de euros), confirmou esta quarta-feira o advogado de defesa do ex-Presidente brasileiro.

Um tribunal de São Paulo ordenou o congelamento dos ativos do antigo chefe de Estado, do Instituto Lula e da empresa LILS, para garantir o pagamento de uma multa determinada pela Justiça do país.

Em comunicado, a defesa de Lula da Silva disse que a investigação à operação Lava Jato quer retirar ao ex-Presidente "qualquer possibilidade de defesa, privando-o de seus bens e recursos para garantir um débito fiscal que ainda está sendo discutido na esfera administrativa".

Segundo o advogado de Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, "o ex-Presidente não tem os valores indicados no documento e a decisão do bloqueio foi contestada pelo recurso". "Nem o Instituto Lula nem Paulo Okamotto (presidente do instituto Lula) têm 30 milhões de reais", afirmou em comunicado a organização liderada pelo ex-Presidente. Lula da Silva, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, está preso desde sábado passado na sede da Polícia Federal de Curitiba, onde começou a cumprir uma pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e branqueamento de capitais.

A Justiça brasileira já o condenou em duas instâncias num dos processos da operação Lava Jato em que foi acusado de receber um apartamento de luxo para favorecer contratos da construtora OAS com a estatal petrolífera brasileira Petrobras. A defesa considera que a condenação não tem "base legal" e que a prisão vai contra a "presunção de inocência garantida na Constituição". Desde a sua detenção, Lula só recebeu a visita de seus advogados e o tribunal proibiu a visita de nove governadores de Estado, três senadores e um líder do Partido dos Trabalhadores (PT).
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    12 abr, 2018 00:37
    A "justiça" brasileira é das mais corruptas do mundo. Ser condenado pela "justiça" brasileira é um forte indício de não culpabilidade.
  • Para refletir...
    11 abr, 2018 Almada 20:34
    Esta justiça parece ser um poder ditatorial pelo forme como se comporta e que eu saiba não foram eleitos pelo povo, Lula foi e estava à frente nas sondagens. Agora a justiça até proíbe visitas! Parece que a justiça está a precisar de ser julgada!
  • João Lopes
    11 abr, 2018 Viseu 20:21
    Força Justiça brasileira! Escreveu Agostinho de Hipona (354-430): «Um Estado que não se regesse segundo a justiça reduzir-se-ia a um grande bando de ladrões».

Destaques V+