Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coreias trocam tangerinas e cogumelos como cortesia diplomática

12 nov, 2018 - 09:38

É uma consequência da declaração assinada pelos líderes dos dois países, em meados de setembro.

A+ / A-

A Coreia do Sul está a enviar 20 mil caixas de tangerinas para a Coreia do Norte. É o primeiro carregamento de um presente de 200 toneladas de fruta da ilha de Jeju, que vão ser enviadas para o norte da península.

O transporte começou a ser feito no domingo, por aviões militares sul-coreanos, numa operação que continua esta segunda-feira. São necessários vários voos para transportar toda a fruta, anunciou o governo de Seul em comunicado.

O presente surge depois de, em setembro, os norte-coreanos terem enviado para a Coreia do Sul duas toneladas de cogumelos.

A cortesia foi consequência da declaração conjunta assinada pelos líderes dos dois países, em meados de setembro, na qual concordaram em promover esforços conjuntos para garantir uma península coreana livre de armas nucleares.

O transporte aéreo de tangerinas entre as duas Coreias pode significar um estreitamento dos laços, apesar das sanções internacionais e da pressão da comunidade internacional para que a Coreia do Norte abdique do programa nuclear.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+