Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa chocado com touradas na televisão, mas defende liberdade de cada um

11 nov, 2018 - 09:13

Primeiro-ministro responde a carta de Manuel Alegre. Garante que não é um "mata-toureiros" e defende que devem ser as autarquias a decidir a realização de corridas de touros.

A+ / A-

O primeiro-ministro admite, numa carta aberta dirigida a Manuel Alegre, que "o choca" a televisão pública transmitir touradas, mas que não lhe "ocorre proibir" essa transmissão, defendendo a liberdade de cada um.

O histórico socialista Manuel Alegre escreveu na passada semana uma carta aberta, publicada também no jornal “Público”, a António Costa em defesa da tourada, pedindo-lhe que "intervenha a favor de valores essenciais do PS: o pluralismo, a tolerância, o respeito pela opinião do outro" e que interceda pela descida de 6% do IVA para todos os espetáculos sem discriminar a tauromaquia.

Esta questão foi suscitada pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, que admitiu na terça-feira, em sede de especialidade do Orçamento do Estado para 2019, um eventual alargamento dos espetáculos abrangidos pela redução do IVA de 13% para 6%, mas excluiu a tauromaquia por ser uma questão de civilização.

Numa analogia com o consumo do sal ou do açúcar, António Costa escreve que o Estado não o proíbe, "mas deve informar os cidadãos dos riscos que o seu consumo comporta para a saúde e tem o dever de promover a educação para uma alimentação saudável. E quando o faz não atenta contra a liberdade de escolha alimentar de cada um".

Apesar de admitir que o choca que "o serviço público de televisão transmita touradas", António Costa reclama a sua "própria liberdade" e defende a "liberdade de quem milita contra a permissão das touradas".

"Como homem da Liberdade [Manuel Alegre] tem também de respeitar os cidadãos que, como eu, rejeitam a tourada como manifestação pública de uma cultura de violência ou de desfrute do sofrimento animal", diz na carta publicada no “Público”.

Na carta, o também secretário-geral do PS explica que "por respeito pelo pluralismo e amor à liberdade", não subscreve a frase habitualmente atribuída a Mahatma Ghandi que "o grau de civilização de determinada sociedade pode ser medido pela forma como tratam os animais".

"O diálogo de civilizações exige respeito mútuo, tolerância e liberdade", afirma António Costa, dizendo a Manuel Alegre para não o recear "como 'mata-toureiros', qual versão contemporânea de 'mata-frades'.

Diz ainda que prefere "conceder a cada município a liberdade de permitir ou não a realização de touradas no seu território à sua pura e simples proibição legal", considerando "extemporâneo um referendo sobre a matéria".

A terminar a carta, o primeiro-ministro afirma: "bem sei que o novo politicamente correto é ser politicamente 'incorreto'... mas então prefiro manter a tradição e defender o que acho certo, no respeito pela liberdade dos outros defenderem e praticarem o contrário".

Na sua carta, Manuel Alegre diz apoiar a atual solução governativa, mas confessa que por vezes sente a sua "liberdade pessoal ameaçada".

"Não por causa do que se passa no mundo. Mas porque o diabo se esconde nos detalhes. Está no fundamentalismo do politicamente correto, na tentação de interferir nos gostos e comportamentos das pessoas, no protagonismo de alguns deputados e governantes que ninguém mandatou para reordenarem ou desordenarem a nossa civilização", afirma o histórico socialista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Martins
    12 nov, 2018 LX 11:33
    A RTP "vive" do nosso dinheiro que nos é sacado na factura da luz. Deve concerteza haver outras prioridades de programação onde gastar o nosso dinheiro. Quanto às cartinhas socialistas trocadas... enfim não surpreende. De um lado uma pessoa que pode ter tido um passado relevante, mas que hoje está numa posição retrógada e que apenas se pode aceitar devido à sua idade. Do outro, alguém que está sempre nas meias tintas. Quer agradar a todos para poder ficar bem em qualquer situação.
  • merico
    12 nov, 2018 Leiria 10:44
    Então, enquanto Presidente da CML, aplaudia touradas, transmitidas pela RTP e condecorava os toureiros. Em que é que ficamos ?
  • Souza
    11 nov, 2018 Ponte 16:16
    DESENVERGONHADO!!! CHARLATÃO!!!
  • fanã
    11 nov, 2018 aveiro 16:11
    Folgo em ler que o 1º Ministro , responde de forma civilizada ao seu "colega" Partidário , sobre o vergonhoso "espectáculo" SANGUINÁRIO , que o Sr. Manuel Triste, que tanto gosta de chumbo e sangue e farpas coloridas, não dignifica quem pretende ser , um homem "Culto", que deveria ter coragem de repudiar tais "actuações de Barbaridade" dignas da antiguidade . Façam um Inquérito a Nível Nacional e verão que a estrondosa maioria dos Cidadãos , optam por comportamentos mais CIVILIZADOS e eventos verdadeiramente Culturais !....... Desenvolver a literacia na Sociedade deveria ser a maior Prioridade !..... seriamos menos pobres de Espírito ....certamente !!!!!
  • otário
    11 nov, 2018 coimbra 11:56
    Muita coisa tenho lido e ouvido falar desta coisa das touradas, uns contra elas e outros os aficionados a seu favor. Uns falam de uma questão de humanismo, outros de cultura civilizacional. Nunca gostei de touradas, assim como nunca gostei de ver pôr galos ou cães a lutar até à morte. Se alguém chama a isto civilização e cultura, então estes que gostam de ver os animais a ser sacrificados dizendo que é por uma questão de cultura e civilização não se tornam gladiadores e substituem os animais nas arenas e lutam entre si até à morte, oferecendo um "BELO" espetáculo, aqueles que possivelmente ainda hoje são adeptos de os escravos serem tratados como vulgares animais ? Já lá vão alguns anos em que um PADRE aí para os lados de Vila Franca de Xira e aficionado das touradas teve o desplante de dizer na TV que os animais não sentem a dor ! Que GRANDE BESTA que tem o desplante de andar a viver à custa do nome de CRISTO! POIS QUE SE ACABEM COM AS TOURADAS e os selvagens que vivem e engorda à custa do sofrimento dos animais que vão trabalhar noutras coisas que há muito onde trabalhar, mas o trabalhar não é para eles.
  • Filipe
    11 nov, 2018 évora 11:16
    O futebol que tem mais gente nele ligada , por vezes ou quase sempre passam só nas TV´s privadas . Ora , as touradas deviam ter um canal próprio e que queira ver , pague !
  • VICTOR MARQUES
    11 nov, 2018 Matosinhos 10:12
    Até na política há cada "tourada"!!!...
  • 11 nov, 2018 aldeia 10:11
    Também não sou aficionado,mudo de canal,mas acho uma barbaridade o que fazem sofrer os touros,porque não brincam com eles de igual para igual,sem varadas,sem farpas etc.

Destaques V+